A Lei 8.129 , de 2019, garante a presença de doulas nos hospitais e maternidades das redes pública e privada de Alagoas, durante o trabalho de parto e pós-parto imediato.

É a conhecida Lei das Doulas, uma iniciativa pioneira da deputada estadual, Jó Pereira (2015-2023)

A doula é uma profissional que tem como função acompanhar a gestante durante e depois,  no período de gravidez, oferecendo apoio e suporte emocional..

O Hospital da Mulher faz parte da rede hospitalar do governo do estado de Alagoas, e é a  unidade hospitalar , pioneira no Sistema Único de Saúde (SUS), a assegurar a prática da Lei das Doulas, da deputada estadual, Jó Pereira.

Que legal!

Segundo, Jó Pereira: “Vários estudos demonstram que, com o acompanhamento de doula, o parto evolui com maior tranquilidade e rapidez e menos complicações, reduzindo o risco de cesáreas, partos instrumentalizados e uso de analgésicos e ocitocina. As doulas atuam também como agentes inibidores da violência obstétrica e propagadores do parto humanizado. Além desses benefícios para as mães e para os bebês, esse acompanhamento é positivo também para o Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece um serviço de mais qualidade, com custos reduzidos”.

E a Lei 8.130, que garante  a toda gestante o direito de  receber assistência humanizada durante o parto e nascimento, também é de autoria da deputada estadual, Jó Pereira (2015-2023).

Politicas públicas, entende?

É sobre isso!

Saiba mais;

https://www.alagoas24horas.com.br/1244385/direito-a-presenca-de-doulas-e-a-parto-humanizado-agora-sao-leis-em-alagoas/

https://www.cadaminuto.com.br/noticia/2024/11/30/hospital-da-mulher-de-alagoas-assegura-atendimento-com-doulas-as-parturientes