Esta ativista leu nas redes sociais, que em pleno mês de novembro, Vossa Excelência lançou um concurso natalino, para toda rede estadual de educação, atropelando a possibilidade de estudantes refletirem sobre racismo estrutural e Consciência Negra.
É novembro, entende?
Jingle Bells!
E, também vi , no emblemático Dia da Consciência (?) Negra, ( agora feriado nacional), que Vossa Excelência fez uma postagem bem bonita, reafirmando o compromisso em seguir trabalhando, por políticas públicas que reparem os danos sociais da discriminação racial.
(?????)
Fiquei confusa, porque ao longo da sua trajetória no governo de Alagoas, ou, agora, como parlamentar , ouvi ou li um posicionamento sobre políticas afirmativas.
Ou, sobre a educação antirracista.
Não sei se Vossa Excelência sabe, a Escola um dos lugares sociais, mais conservadores , racistas e exclusivos, e, é por isso que o MNU vem lutando ao longo dos anos pela implementação da Lei federal nº 10.639/03.
Vossa Excelência sabe que o estado de Alagoas foi o segundo da federação a estadualizar a Lei Federal?
Lei Estadual/AL nº 6.814/07.
Anota aí.
E o apagamento da 6.814/07, nos bancos das escolas e nos discursos sociais, também, dos parlamentos seja municipal, estadual ou federal mostra o contexto discriminatório do racismo estrutural.
Alagoas é um estado, extremamente, racista.
É fato!
Mas, voltando ao X dessa conversa sobre estranhamentos, vi, na quinta-feira, 28, pelas redes sociais, da deputada federal, carioca Taliria Petrone, dias que Vossa Excelência vai participar do Grupo de Trabalho (GT) de Educação Antirracista, que atuará junto à Frente Parlamentar Mista Antirracismo coordenada pela parlamentar @todandara (PT/MG).
É isso?
Afirmação de compromissos antirracistas para reverberar nas escolas de Alagoas?
Tomara!