A Braskem tem como meta promover diversidade étnica e equidade de gênero abrindo vagas exclusivas para mulheres e pessoas negras
No mês em que se comemora o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a história de Micheline Meneses, a primeira operadora sênior da Unidade PVC da Braskem em Alagoas, é um exemplo inspirador de dedicação e liderança. "Estar em um ambiente que promova igualdade e bem-estar é extremamente motivador." Com mais de 20 anos de empresa, Micheline ingressou na primeira turma de operadores para mulheres: "Muitos homens tinham um pensamento conservador, mas com diálogo, mostramos que o lugar da mulher é onde ela quiser,” disse a operadora.
Com foco e determinação, a operadora conta que percorreu todos os passos na operação com resiliência e preparo fundamentais para conquistar novas posições. Em dezembro deste ano, Micheline seguirá para um novo cenário, assumindo um cargo de liderança como Responsável pelas Operações Industriais (ROI) da Unidade de PVC, em Marechal Deodoro.
“É muito importante ter um ambiente como o que existe na Braskem promovendo debates sobre diversidade e inclusão, e fazendo mais do que isso, abrindo oportunidades reais de mudança por meio das vagas afirmativas para mulheres e pessoas negras”, contou Micheline.
Diversidade como meta
A diversidade, equidade e a inclusão estão presentes nos compromissos ESG da Braskem. Com metas, iniciativas e atuação bem definidas a empresa tem meta para se tornar mais diversa, por isso, promove uma série de ações e programas com este foco.
“Nós temos na Braskem redes de afinidade de raça, gênero, orientação sexual e pessoas com deficiência para que possamos enxergar como os integrantes se sentem e como podemos melhorar cada vez mais o ambiente de trabalho. E, nesse ano, iniciamos o programa de mentoria reversa, no qual integrantes minorizados estão dando mentoria para a alta liderança (diretorias e vice-presidências) e compartilhando histórias de vida, desafios e os avanços e oportunidades que eles identificam na Braskem. Os resultados desse programa têm sido incríveis; mais uma vez vejo que nossas histórias são poderosas”, afirma Débora Ferraz, gerente global de Diversidade, Equidade & Inclusão, de Ambiente e Bem-Estar e de Talent Acquisition na Braskem.
Outro programa é o “Respeito é Inegociável”, que busca construir um ambiente organizacional seguro, saudável, diverso, inclusivo e respeitoso para todos; ou seja, livre de assédio, discriminação e microagressão. Um lugar onde cada pessoa se sinta livre para ser ela mesma. “Esse programa foi resultado da união estratégica entre as áreas de Compliance e Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) da companhia, trazendo a expertise dos profissionais dessas áreas para desenvolver algo único e multidisciplinar”, conclui ela.