A Secretaria Municipal de Saúde de Dois Riachos-AL recebeu na última semana a visita de pesquisadores do Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT) vinculado à Fiocruz-Brasília. No encontro foram expostas as experiências do setor saúde no Território Remanescente de Quilombo Serra da Mandioca e a estratégia de mobilização comunitária que culminou na titulação do território quilombola pela Fundação Cultural Palmares.

Foram apresentados ainda os saberes tradicionais da comunidade e a importância da articulação intersetorial com outras pastas do município. A consultora técnica do Cosems-AL, representante da equidade em saúde, Edijaria Camilo, relembrou o processo de atuação da Atenção Primária à Saúde (APS) no território quilombola como precursor do movimento atual.

Vale ressaltar que o PSAT tem como missão a produção, disseminação e compartilhamento de conhecimentos e tecnologias sobre Saúde, Ambiente e Trabalho, com o intuito de promover a qualidade de vida e redução das desigualdades sociais da população brasileira

A pesquisadora da Fiocruz, Gislei Knierim, destacou a força da comunidade Quilombola Serra da Mandioca, em relação a sua capacidade organizativa e como isto é um processo promotor de saúde. Já o pesquisador André Fenner falou sobre a proximidade da autarquia federal com as políticas públicas e programas de saúde voltados aos povos e comunidades tradicionais.  Participaram ainda da reunião representantes da comunidade quilombola, profissionais de saúde da rede municipal e das Secretarias de Agricultura e a da Assistência Social.