A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió divulgou a convocação dos candidatos para as entrevistas da seleção de voluntários que atuarão como alfabetizadores populares e tradutores-intérpretes de Libras no Programa Brasil Alfabetizado (PBA), durante o ciclo 2024-2027. As entrevistas começam na tarde desta quinta-feira (28) e vão até sexta-feira (29) de maneira remota.
A homologação das inscrições bem como o cronograma, horário e data, das entrevistas foram publicados no Diário Oficial do Município na edição extraordinária da quarta-feira (27).
As entrevistas dos inscritos foram divididas em seis blocos, sendo cada um com um servidor da Semed responsável. A entrevista deverá ser apenas com o candidato inscrito e não será permitida a presença de terceiros. No momento da entrevista é necessário a apresentação do local de funcionamento da turma e os dados dos alfabetizandos.
O PBA busca atender jovens, adultos e idosos acima de 15 anos, não alfabetizados e fora do sistema formal de ensino, oferecendo oportunidades de aprendizado em zonas urbanas e rurais de Maceió.
O edital prevê 90 vagas para alfabetizadores na zona urbana e 10 na zona rural, além de 9 vagas para tradutores-intérpretes de Libras na zona urbana e 1 na zona rural.
Os selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 1.200,00 por 12 horas semanais de trabalho.