Nesta quarta-feira (27), aconteceu o VII Encontro Estadual de Catadores de Materiais Recicláveis de Alagoas, no Palácio República dos Palmares em  Maceió. O objetivo foi debater as políticas para o setor e alinhar soluções.

Davi Maia, que foi secretário de Limpeza Urbana de Maceió e deputado estadual, esteve presente no encontro e destacou os avanços da categoria.

"Os avanços dos catadores me deixam imensamente feliz. Acompanho essa pauta há muito tempo e venho trabalhando para que juntos possamos avançar ainda mais. Por isso, estar aqui e ver que o Catamais saiu do papel e que traz resultados é muito gratificante", pontuou.

No programa Catamais, mais de 1.000 catadores estão ativos em 40 cidades de Alagoas.

Maia fala ainda dos avanços do setor nos últimos anos. "Aproveito para destacar dois momentos importantes e que tenho a honra de ter na minha história. Primeiro, a contratualização das cooperativas, gerando emprego e renda ao setor; e a criação do ICMS Verde, que prevê incentivo fiscal aos municípios que implantarem a coleta seletiva".

Maia foi responsável pela contratação das cooperativas de catadores para coleta seletiva porta a porta em Maceió, em 2017. E é autor da lei do ICMS Verde, que incentiva a política ambiental nos municípios alagoanos.

Encontro

O evento é uma iniciativa do programa Catamais Alagoas, criado pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), e destaca o papel crucial dos catadores.

Atualmente, 47 cooperativas são beneficiadas com kits de fardamento, EPIs e maquinários fornecidos pelo programa.