Maceió prepara o lançamento de oito editais na área de cultura com 400 vagas direcionadas a profissionais de 18 segmentos. O processo deve ser aberto ainda este mês com investimento total de R$ 6,9 milhões.

A ação está inserida na Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), e tem como objetivo fomentar o setor, gerar renda, valorizar os profissionais e difundir as iniciativas culturais pelos bairros da cidade, de forma acessível e gratuita.

A Organização da Sociedade Civil que irá operacionalizar os editais já foi selecionada pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Semce), após consultas públicas online e presencial, e as propostas enviadas ao Município devem ser escolhidas ainda este ano.

Todos os segmentos culturais em atividade na capital poderão participar. A Semce dividiu em 18: audiovisual; equipamentos culturais; cultura popular; cultura afro-brasileira; teatro; dança; circo; livro, leitura e literatura; artesanato; moda; design; música; artes visuais e artes digitais; arquivos, patrimônio material, imaterial e museus; cultura nerd; áreas técnicas; cultura periférica, povos e comunidades tradicionais; e cultura LGBTQIAPN+.

“É uma grande política de fomento cultural feita a partir de uma construção coletiva, envolvendo o poder público e a sociedade civil. Será um apoio financeiro muito importante para a manutenção da cultura e também vai ser fonte de renda para os profissionais”, destacou o secretário de Cultura, Paulo Oliveira.

Por meio da PNAB, a população também terá mais acesso às iniciativas culturais. Isso porque a legislação obriga que seja priorizada a execução social, ou seja, que os projetos ocorram em espaços públicos, abertos e de forma gratuita.