A Educação de Limoeiro de Anadia conquista mais uma vitória na área de tecnologia e inovação através de uma ideia inovadora que vem dando um importante exemplo de superação e inclusão. Alunos do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Benício Ferreira Reis, localizada no Distrito Pé Leve, criaram um robô que ajuda pessoas com deficiência auditiva a tocarem instrumentos musicais.  

De acordo com a estudante Ana Carolina, uma das jovens cientistas responsáveis pela criação do equipamento, tudo começou durante uma aula de robótica, quando ela percebeu que uma aluna com deficiência auditiva demonstrou interesse em participar das aulas de música. Foi aí que ela e outros colegas se uniram e resolveram criar o protótipo para auxiliar outros alunos com o mesmo tipo de limitação.

A música escolhida é aplicada na programação do robô, que transforma as notas musicais em códigos. Através das cores o robô dá tempo, nota e pausa para que o leitor consiga tocar os instrumentos. A iniciativa é fazer com que os alunos com deficiência auditiva aprendam e pratiquem os instrumentos através de um arco-íris de notas musicais.

A iniciativa inovadora credenciou os alunos a participarem de uma competição mundial, a Mostra Mundial de Robótica que acontecerá em 2025 na capital baiana, Salvador. Recentemente a equipe esteve em Goiânia/GO, onde representou Limoeiro de Anadia na Robótica 2024, o maior evento de robótica e inteligência artificial da América Latina.

Orgulhoso com o projeto e com a capacidade dos alunos, o prefeito Marlan Ferreira reafirmou que a Educação é um importante mecanismo para transformar vidas. "Essa é mais uma conquista fruto dos investimentos realizados em prol da qualidade da Educação limoeirense, que hoje já é capaz de promover a inclusão através da música", finalizou o gestor.