Na próxima sexta-feira (29), a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) será palco de uma sessão solene para a entrega da Comenda de Mérito Vera Arruda a seis mulheres alagoanas, em reconhecimento ao impacto de suas trajetórias no empreendedorismo feminino alagoano, além de entregar também o Título de Cidadã Honorária de Alagoas para Luiza Helena Trajano, CEO da holding Magazine Luiza. A cerimônia, proposta pela Deputada Estadual Gabi Gonçalves (PP), acontecerá a partir das 14h e tem como objetivo promover e valorizar a presença feminina em setores essenciais do mercado de trabalho.

 

“A Comenda Vera Arruda é uma forma de reconhecer o trabalho de mulheres que, com garra, fazem a diferença no empreendedorismo em nosso estado. A homenagem não é apenas um reconhecimento pessoal, mas também uma forma de inspirar outras mulheres a seguirem suas trajetórias com coragem e confiança”, destacou a parlamentar, que promove constantemente momentos como este para fortalecer a luta pela equidade de gênero e dar visibilidade às mulheres que, muitas vezes, são invisibilizadas pelo sistema.

 

Criada em 2023 pela Deputada Gabi Gonçalves, a Comenda de Mérito Vera Arruda é uma honraria instituída para reconhecer e valorizar o trabalho feminino e a trajetória empreendedora de mulheres que, com coragem e determinação, contribuem significativamente para o desenvolvimento econômico de Alagoas. A comenda leva o nome da estilista alagoana Vera Arruda, cuja carreira percorreu não somente o Brasil, mas também o mundo e serve de inspiração para diversas gerações.

 

HOMENAGEADAS

 

Luiza Helena Trajano, CEO da holding Magazine Luiza. A companhia é uma das maiores redes de varejo do Brasil. Luiza Helena Trajano não é apenas uma empresária de sucesso, mas também figura pública. Em 2021, ela foi listada pelo jornal britânico “Financial Times” como uma das 25 mulheres mais influentes do mundo. Sua trajetória tem sido marcada por forte determinação, visão de negócios aguçada e compromisso com a inclusão social e a igualdade de oportunidades.

 

Mônica Casado é responsável pela formação técnica de centenas de profissionais da área, com mais de 200 funcionários e com um vasto currículo de formação nas maiores escolas do mundo. Contudo, sua paixão são as noivas, por isso viajou mais de 20 países, fazendo parte de dias tão especiais ao produzir as noivas com as características próprias de cada país, trazendo de volta conhecimento e uma bagagem cultural que agregou em seu negócio. Atualmente a rede Fios Oficial tem 3 salões em Maceió e 1 em Miami - EUA.

 

Luana Souza começou a trabalhar como maquiadora em sua cidade em 2013, buscando expandir, em 2017, veio para a capital alagoana e conseguiu com sucesso abrir seu estúdio. Hoje em dia, ela não só atende clientes para o serviço de maquiagem como também dá cursos profissionalizantes e recebe alunos de todo país, Luana já conta com mais de 5 mil alunos formados em seu estúdio.

 

Sandra Cavalcante é uma estilista que, há 30 anos, tem incorporado elementos da tradição artesanal da renda feita à mão em sua moda, destacando a rica história e cultura de Marechal. Sua contribuição para a moda vai além do aspecto estético, pois ela se compromete com a valorização da herança cultural de Alagoas e com o empoderamento das comunidades locais envolvidas na produção artesanal.

 

Ariely Vasconcelos é natural de Rio Largo, e vem se destacando no cenário do empreendedorismo. Ariely é formada em Estética e Cosmética, e iniciou no empreendedorismo durante a pandemia, com o objetivo de conseguir flexibilidade de horário e renda extra para manter o lar e cuidar de seu filho pequeno, foi quando inaugurou seu negócio de estética "AV Studio".

 

Emanuelly Vital é dona do salão Manu Cabelos. Largou o emprego para se dedicar ao seu negócio, hoje em novo espaço, Manu conta com 30 colaboradores, 100 clientes por dia e 1200 clientes cadastrados, é especializada e continua se aperfeiçoando em vários cursos na área da beleza pelo Instituto Embeleze. Manu vem recebendo reconhecimento e visibilidade na mídia, sendo considerado o maior salão afro de Alagoas.

 

O evento é aberto ao público e simboliza não apenas a importância da mulher na sociedade alagoana, mas também a valorização do trabalho realizado por mulheres que, com suas histórias de vida e realizações, inspiram novas gerações a buscar a igualdade e o empoderamento.