Outro dado relevante é o desempenho de Davi Davino Filho (PP), que aparece em quarto lugar para o senado com 24%
Pesquisa realizada pelo Instituto Falpe nos dias 20 e 21 de novembro em Arapiraca, a segunda maior cidade de Alagoas, revelou cenários distintos para as próximas eleições em comparação à capital Maceió.
Renan Filho (MDB) lidera com folga as intenções de voto para governador na região, consolidando sua posição como favorito no interior do estado. Levantamento do mesmo instituto realizado em Maceió, de 21 a 25 de outubro deste ano, apontou que JHC lidera as intenções de voto na capital, com Renan Filho em segundo (veja abaixo).
Entre os nomes que devem concorrer às duas vagas para o Senado em 2026, Renan Calheiros (MDB) lidera com 47% das intenções de voto em Arapiraca, seguido por Arthur Lira (PP), com 32,5%. Outro dado relevante é o desempenho de Davi Davino Filho (PP), que aparece em quarto lugar com 24%, atrás de Alfredo Gaspar (27%). Davi, que liderou a votação ao Senado na capital e região metropolitana em 2022, mantém-se competitivo e já sinalizou nos bastidores interesse em concorrer novamente, assim como Renan Calheiros.
A pesquisa também aponta outros possíveis candidatos ao Senado, como Eudócia Caldas (1,5%) e Paulão (8,5%). Contudo, Eudócia depende de decisões políticas de seu filho, o prefeito de Maceió, JHC, para confirmar sua candidatura, enquanto Arthur Lira ainda não oficializou se disputará o cargo. Outro nome citado, Gaspar, deve disputar a reeleição como deputado federal.
O levantamento entrevistou 637 pessoas e apresenta margem de erro de 3,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. Em Maceió, pesquisa recente do mesmo instituto mostrou liderança de JHC, evidenciando um contraste nos cenários eleitorais entre a capital e o interior.
Apoio
Luciano Barbosa (MDB), prefeito de Arapiraca, mantém altos índices de aprovação com 89% e já declarou que não disputará eleições em 2026. Barbosa reafirmou seu compromisso de apoio ao grupo político liderado por Renan Calheiros, Arthur Lira e Paulo Dantas, o atual governador de Alagoas.
Os dados reforçam a força do grupo político liderado por Renan Calheiros e Renan Filho em Arapiraca, enquanto a disputa em Maceió aponta um equilíbrio de forças e possíveis alianças decisivas para 2026.
Resultados da pesquisa
A pesquisa realizada pelo Instituto Falpe nos dias 20 e 21 de novembro em Arapiraca trouxe os seguintes resultados, na questão estimulada (lembrando que serão duas vagas para o Senado, por isso, o entrevistado pode citar dois nomes):
• Governador:
◦ Renan Filho (MDB): 61,5%
◦ JHC (PL): 20,5%
◦ Nenhum: 2,5%
◦ Não opinaram: 15,5%
• Senador:
◦ Renan Calheiros (MDB): 47%
◦ Arthur Lira (PP): 32,5%
◦ Alfredo Gaspar (MDB): 27%
◦ Davi Davino Filho (PP): 24%
◦ Paulão (PT): 8,5%
◦ Eudócia Caldas (sem partido): 1,5%
◦ Nenhum: 7%
◦ Não opinaram: 9,5%
Veja os resultados de Maceió
Pesquisa realizada pelo Instituto Falpe entre os dias 21 e 25 de outubro em Maceió e região metropolitana apresenta um panorama distinto do identificado recentemente em Arapiraca. Na capital, o prefeito JHC lidera nas intenções de votos para governador:
• Governador em Maceió (pesquisa estimulada):
◦ JHC: 69,5%
◦ Renan Filho: 16%
◦ Nenhum: 3%
◦ Não opinaram: 11,5%
• Senado em Maceió (pesquisa estimulada):
◦ Davi Davino Filho: 40%
◦ Alfredo Gaspar: 36%
◦ Renan Calheiros: 15,5%
◦ Arthur Lira: 13%
◦ Paulão: 6,5%
◦ Eudócia Caldas: 3,5%
◦ Nenhum: 7%
◦ Não opinaram: 28,5%