A eleição 2026 será bastante atraente em Arapiraca podendo contar com duas duplas de irmãos disputando vagas para a Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa Estadual (ALE). 

Os irmãos, deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB) e o vereador Rogério Nezinho (MDB) podem disputar mandatos de deputado federal e deputado estadual.

Os outros dois irmãos são os filhos do prefeito Luciano Barbosa, Daniel Barbosa (PP) deve disputar a reeleição, e o irmão o advogado Lucas Barbosa deve disputar um mandato de deputado estadual. Em 2026, as vagas de deputado federal por Alagoas serão reduzidas de nove para oito deputados e na ALE de 27 para 24 deputados. 

“Paraquedistas”

Se prevalecer essa resolução publicada pelo Supremo Tribunal Federal –(STF) Arapiraca com o seu potencial eleitoral de segundo colégio eleitoral do Estado, precisa valorizar os candidatos da terra e não dar chances para os “paraquedistas” que em todas as eleições levam um elevado percentual de votos dos arapiraquenses e depois desaparecem. Nas eleições de 2020, Alfredo Gaspar, Marx Beltrão, Paulão, e Arthur Lira foram muitos bem contemplados com os votos dos arapiraquenses.   

Se Arthur Lira disputar o Senado votos ficarão soltos

Nas eleições de 2026, caso o deputado federal Arthur Lira (PP) decida disputar o Senado, muitos votos estarão soltos. Existe a possibilidade de que Lira possa indicar seu primo, ex-superintendente da Codevasf, João Pereira, derrotado para a prefeitura de Junqueiro. No entanto, essa decisão e projeto político dependerá da boa condição de saúde de Joãozinho Pereira, fato que dificultou sua campanha eleitoral deste ano em Junqueiro perdendo para Leandro Silva que foi reeleito. 

Arapiraca pode ter maior representação política 

Mesmo com a redução de nove para oito deputados federais e 27 para 24 na ALE, Arapiraca poderá consolidar em 2026 sua maior representação em nível de Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa. Em anos anteriores, a terra de Manoel André, chegou a contar com seis deputados estaduais. Em 2026, tem condições de ampliar suas duas vagas para a Câmara dos Deputados com Ricardo Nezinho (MDB) e Daniel Barbosa (PP)

Se reeleito em 2026, Daniel Barbosa com a força política de Luciano Barbosa, pode quebrar o “tabu” se reelegendo deputado federal. Desde a reeleição da saudosa Ceci Cunha, que saiu vitoriosa e não assumiu em razão do seu assassinato, que nenhum deputado federal foi reeleito em Arapiraca. Os exemplos foram; Rogério Teófilo, Célia Rocha que renunciou ao cargo, Talvane Albuquerque e Severino Pessoa.