Diversas autoridades e entidades alagoanas emitiram nota de pesar pelo acidente que envolveu um ônibus e vitimou 17 pessoas, ocorrido na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, nesse domingo (24).
O presidente Lula (PT) expressou pesar às vítimas e suas famílias e disse que o governo federal está acompanhando a situação e dará todo o apoio necessário às autoridades estaduais no socorro, atendimento e amparo às vítimas.
O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), expressou seu pesar pela tragédia e decretou luto oficial de três dias no estado em respeito às 17 vítimas fatais e aos diversos feridos do acidente. “Recebi com extrema tristeza a notícia da tragédia ocorrida em União dos Palmares, que tirou vidas e deixou muitas pessoas feridas. Neste momento de imensa dor, o Governo de Alagoas decreta luto oficial por três dias em respeito às vidas perdidas e manifesta total solidariedade às famílias e amigos das vítimas”, disse.
Ele ainda anunciou que visitará as vítimas no Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares, na manhã desta segunda-feira (25).
“Recebi com tristeza a notícia da tragédia em União dos Palmares, que tirou vidas e deixou feridos. Minha solidariedade às famílias que enfrentam essa dor. Reafirmo meu compromisso em apoiar as famílias neste momento difícil e garantir que todas as medidas necessárias sejam tomadas para atender às vítimas”, escreveu o vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, nas redes sociais.
Kátia Born, secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, lamentou a tragédia e informou que designou uma equipe de assistentes sociais e psicólogos da Seades, para trabalhar conjuntamente com a secretaria municipal e prestar o apoio preciso às vítimas e familiares de todos os passageiros.
“Agradeço ao Ministro Wellington Dias, que prontamente entrou em contato prestando sua solidariedade, em nome do presidente Lula. O MDS irá trabalhar de forma integrada a Seades, prestando todo apoio social, ajuda humanitária e psicológica a todos os sobreviventes”, pontuou.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), por meio de seu presidente, Adeildo Sotero, manifestou pesar diante da tragédia ocorrida na Serra da Barriga: “Este lugar, símbolo da luta pela liberdade e resistência, foi palco de um acontecimento que entristece toda a sociedade alagoana. Neste momento de dor, prestamos nossas condolências às vítimas, seus familiares e amigos, e nos solidarizamos com a comunidade atingida por este lamentável episódio”.
O prefeito de Maceió, JHC (PL), manifestou solidariedade às vítimas e familiares. Em suas redes sociais, o prefeito expressou profundo pesar pela tragédia, além de firmar compromisso com o apoio às vítimas. "Minha solidariedade às vítimas e familiares do grave acidente na Serra da Barriga, em União dos Palmares. Coloquei as UTIs do Hospital da Cidade à disposição para o que for necessário. Estamos prontos para ajudar nesse momento difícil", escreveu o prefeito.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), disse, em suas redes sociais: “Alagoas assiste, consternada e entristecida, ao grave acidente ocorrido neste domingo na Serra Barriga, em União dos Palmares. Nossa solidariedade às vítimas, familiares e amigos. Estamos em oração por todos”.
“Que dia triste para Alagoas! Perdemos 17 vidas num dos acidentes mais trágicos que já vivemos. Meu profundo pesar e solidariedade a todas as famílias. Deus conforte seus corações”, postou o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB).
A vereadora Teca Nelma (PT) disse que Alagoas foi impactada pelo trágico acidente: “O momento é de intercessão pelas vítimas e seus familiares. Minha solidariedade a todos”.
A deputada estadual Fátima Canuto (MDB) se colocou à disposição para ajudar as vítimas no que for preciso: “Em oração por todas as vítimas e seus familiares. Que Deus os abençoe”.
“Acabo de saber do terrível acidente de ônibus na Serra da Barriga, em União dos Palmares. Há relatos de diversas vítimas. Que Deus assista aos que sobreviveram e console as famílias das vítimas”, escreveu o vereador Leonardo Dias (PL) em suas redes sociais.
O deputado federal Rafael Brito (MDB) lamentou o acidente e desejou força e conforto às famílias “dessa tragédia tão infeliz”.
O deputado estadual Alexandre Ayres (MDB) comentou que o sentimento é de profunda tristeza pelo acidente na Serra da Barriga. “Nesse momento tão difícil, deixo toda a minha solidariedade e desejo que Deus conforte o coração dos parentes e amigos”.
“É com profunda tristeza que recebo a notícia da tragédia ocorrida hoje com um ônibus, em uma estrada da Serra da Barriga, no município de União dos Palmares. Desejo força e uma boa recuperação aos passageiros socorridos e, às famílias das vítimas, todo meu apoio e solidariedade nesse momento de dor, que Deus conforte o coração de todos”, escreveu o senador Rodrigo Cunha (Podemos), na rede social X (antigo Twitter).
O deputado estadual Cabo Bebeto (PL) também lamentou o ocorrido e disse que segue em oração pelas vítimas.
“Lamento profundamente o trágico acidente ocorrido em União dos Palmares, envolvendo um ônibus que transportava cerca de 40 estudantes para a Serra da Barriga. Rogo a Deus que conforte cada família enlutada e traga força e esperança aos que lutam pela recuperação”, publicou o deputado federal Alfredo Gaspar (União).
O deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT) disse que acompanha a assistência às vítimas e às famílias. “Entramos em contato com o governo, que está mobilizado no atendimento. Nossa solidariedade às famílias e que o Todo Poderoso conforte-as nesse momento delicado”.
O senador Renan Calheiros (MDB) também lamentou a tragédia em União dos Palmares: “Presto minha solidariedade às famílias das vítimas e feridos neste momento de dor e luto. O governo do estado está todo mobilizado no atendimento e socorro neste acidente trágico que entristece Alagoas”.
“Infelizmente já são 17 mortes confirmadas no trágico acidente na Serra da Barriga. Que Deus conforte todos os familiares”, lamentou a deputada estadual Cibele Moura (MDB).