Em uma nota, chamada de 'Nota de Repúdio', o prefeito de Olivença, no Sertão alagoano, novamente, usa as redes sociais para responder a graves denúncias da população oliventina contra a suposta participação de parentes do prefeito em ações da administração do município, que tem deixado famílias sem água.
Todo o imbróglio se deu durante a quinta (21) e sexta-feira (22), quando moradores de sítios e povoados de Olivença, que por não terem água encanada em suas casas, sendo abastecidos por carros-pipas, denunciaram ao Ministério Público, conforme confirmação de servidores da 2ª Promotoria de Justiça de Santana do Ipanema e, a emissoras de rádios na região, que estavam passando privações e humilhações quando pediam água ao município.
Conforme os relatos, entre os quais, de moradores do Sítio Bom Sucesso, ao procurarem o pai do gestor, de nome Jessival Dionisio, 'responsável' por autorizar ou não a liberação dos veículos com água, ouviram dele que "não teriam água porque não votaram em Jó".
E os relatos continuaram.
"Podem ligar pra rádio ou irem no Ministério Público que ninguém irá me forçar a mandar entregar água".
Acostumado a responder as denúncias através de suas redes sociais, ignorando todos os convites da maioria dos órgãos de imprensa, principalmente os da região, os quais ele acusa levianamente de estarem 'a serviço de interesses questionáveis e que tentam manipular a opinião pública com mentiras e ataques infundados' o prefeito, na nota, cita que a denúncia é fake news e chame os moradores de 'mentirosos', na quinta-feira, após denunciarem o caso ao MPE, o órgão intercedeu junto a responsável pela Defesa Civil no município, que autorizou que caminhões-pipas atendessem as famílias necessitadas. Porém, nem todas conseguiram e no dia seguinte, quem não teve direito a água, voltou a denunciar o estado de miserabilidade.
A 'Nota de Repúdio' não responde sobre a 'participação' do pai do prefeito em assuntos restritos a administração.
E abril deste ano o Ministério Público moveu ação civil pública com obrigação de fazer em desfavor do prefeito Josimar Dionízio que, em atos contínuos, determinou que prédios públicos e os veículos da frota oficial fossem pintados com as cores do seu partido, o MDB, uma forma velada de campanha eleitoral.
Também este ano, o prefeito e seu irmão, o vereador Genival Dionísio Barbosa Neto, o 'Valzinho do Jeci', que é presidente da Câmara de Vereadores, se tornaram alvos de uma investigação do MP e da Polícia Federal após serem acusados de suposto enriquecimento ilícito e pagamento de propinas para vereadores.
Ainda este ano, o MPE, ajuizou uma ação civil pública contra o prefeito oliventino, acusado de suprimir do Portal de Transparência informações acerca de licitações e/ou contratos de construção de escolas municipais. As denúncias foram feitas via Ouvidoria do Ministério Público e as cobranças iniciadas em janeiro de 2022.