Na manhã desta quinta-feira (21) o prefeito de Limoeiro de Anadia e presidente do Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste), Marlan Ferreira, ministrou uma palestra para mais de 30 gestores públicos do país africano de Angola, onde apresentou as políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e da segurança alimentar no município de Limoeiro de Anadia, assim como as ações exitosas desenvolvidas pelo Conagreste.

Durante a abordagem, Marlan citou que atualmente o município compra mais de 80% do que é produzido pela agricultura familiar. O gestor também elencou os vários programas desenvolvidos para o fortalecimento do setor, a exemplo da aragem de terra, distribuição de sementes e  todo apoio técnico disponibilizado aos agricultores.

Sobre o Conagreste, Marlan exaltou a implementação do Selo de Inspeção Municipal (SIM), o primeiro selo consorciado do Estado de Alagoas, que tem como objetivo garantir aos pequenos produtores a qualidade e a credibilidade dos produtos, como também a  possibilidade da comercialização fora das linhas territoriais do município de origem, podendo esses produtos estarem presentes nas prateleiras dos estabelecimentos dos 29 municípios consorciados, como também na venda direta para entes públicos desses municípios.

A coordenadora da merenda municipal, Juraci Guilherme; e a responsável técnica do FNDE em Limoeiro de Anadia, Janaína Márcia, ministraram um painel onde abordaram de forma mais profunda e técnica cada uma das ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e da segurança alimentar no município.

A comitiva angolana, formada por gestores de ministérios e administradores de diferentes províncias daquele país africano, vem percorrendo o agreste e o sertão brasileiro, passando pelos estados da Bahia e de Alagoas, conhecendo modelos de gestão e governança de políticas públicas nessas temáticas.

A visita da comitiva à região integra a programação do “Intercâmbio de Experiências entre Brasil e Angola: Políticas Públicas de Convivência com o Semiárido e Segurança Alimentar e Nutricional” e tem como objetivo fortalecer a cooperação internacional entre instituições angolanas, portuguesas e brasileiras.

A iniciativa ocorre no âmbito do Programa de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (Fresan), do Governo de Angola, e é financiada pela União Europeia, cogerida e cofinanciada pelo Camões I.P., em parceria com a Organização Não-Governamental Actuar e com a Embrapa Alimentos e Territórios.

A abertura do evento contou com as presenças de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Limoeiro de Anadia e presidente do Conagreste, Marlan Ferreira; o secretário de Estado de Angola, Fernando Paixão; da presidente do Conseas, Tatiana Favaro; d secretário de agricultura de Arapiraca, Genivaldo Silva; a representante do Cecane da Ufal, Ana Carla Luna; da coordenadora geral do programa Fresan, Patrícia Carvalho; do moderador do seminário, Francisco Sarmento; e do representante da Embrapa, Fernando Prado.