A região de Igaci vai ganhar um reforço significativo em seu sistema de abastecimento de água. Em parceria com a Prefeitura e o Governo de Alagoas, a concessionária Águas do Sertão anunciou um investimento de R$ 2 milhões para a modernização da infraestrutura hídrica do município, beneficiando tanto a zona urbana quanto a rural.

As obras foram iniciadas nesta semana e irão garantir uma maior regularidade no abastecimento de água para mais de 25 mil pessoas. De acordo com plano de melhorias para a região, estão previstas três frentes de trabalho:

- Modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Sementeira: apesar de ser localizada em Arapiraca, a ETA Sementeira, sob gestão da Casal, é responsável por abastecer toda a região de Igaci. Entre diversas melhorias, será implantado um novo conjunto de motobombas, substituindo os atuais equipamentos;

- Instalação de duas novas Estações Elevatórias de Água Tratada (EEATs): para fazer com que a água tratada na ETA Sementeira chegue com mais pressão e volume à localidades mais distantes do núcleo urbano, como o povoado de Lagoa do Rancho, além de uma linha dedicada de 30 Km que será criada com duas novas estações elevatórias equipadas com bombas potentes;

- Plano de Controle de Perdas: parte do programa Mais Água Alagoas, realizado em parceria com o Governo de Alagoas, o plano de controle de perdas e combate às fraudes ganhará reforço especial na região, com equipes exclusivas inspecionando todos os pontos da rede para retirar irregularidades.

 

 

Segundo o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, a união da iniciativa privada com o poder público é fundamental para atingir a meta de universalização do saneamento no estado. “Até 2027, todos os municípios atendidos pela Águas do Sertão devem ser 100% abastecidos de água potável nas áreas urbanas e povoados. O governo também aloca recursos do Programa Mais Água Alagoas para atender principalmente os alagoanos que mais precisam e atingirmos a meta”, destacou o secretário.

Para o diretor da Águas do Sertão, Antonio Hercules Neto, estes investimentos reforçam o compromisso em melhorar o acesso à água e garantir um abastecimento sustentável para todos. “Com esse conjunto de ações programadas para serem concluídas dentro de seis meses, a expectativa é que a região de Igaci passe em breve a contar com mais disponibilidade de água em seus imóveis. Continuaremos a trabalhar em parceria com a Prefeitura de Igaci e o Governo de Alagoas para atender às necessidades da comunidade”, explica o diretor.