Rosa é uma mulher, ativista negra , pensadora antirracista, que agrega, em torno de si,  ancestralidade , história e memórias, criando pontes entre a luta negra  do Brasil e dos EUA.

Mut Rosa Natalino é a  idealizadora, fundadora , diretora a grande comandante da Kasa de MAAT ,  instituição criada a partir dos ensinamentos Ancestrais Africanos, com foco  em saúde, cultura e educação.

Foi pelo blog, que lá dos EUA, Rosa conheceu o Projeto Pode Falar a Gente Escuta, que o Instituto Raízes de Áfricas desenvolve na Escola Municipal Padre Pinho desde setembro de 2024. 

O  Encontro em  série: ‘Pode Falar A Gente Escuta!’ tem como subtema  ‘A Escuta Ativa, como instrumento de  construção de diálogos antirracistas na Escola’.

O projeto idealizado e realizado  pelo  Instituto Raízes de Áfricas conta com apoio da Casa da Indústria , Jó Pereira e Prefeitura de Maceió.

E daí quando Rosa leu, no blog desta ativista sobre o 'Pode Falar A Gente Escuta!’ ficou encantada ( Que  bom! Que  bom!), decidiu conhecer pessoalmente todo processo  e não veio sozinha.

Rosa trouxe uma Comitiva Negra Internacional.

Teve african@s, norte -american@s, brasileir@s, estudios@s, cirurgião, acadêmic@, escritor@s ativista, pensador@s holistic@s, e etc.

No total foi uma Comitiva Negra Internacional contando 10 pessoas,  potências extraordinárias.

Os estudantes da Escola Padre Pinho ficaram emocionad@s por terem o  privilégio de ter sido a única escola e pública , a ter uma conversa aproximada sobre racismo, a partir de estratégias com jogos africanos, aprendizado de lutas, com profissionais estrangeiros, e falando em inglês, com tradução.

-Tia, ele veio de longe para  a escola da gente?- perguntou o menino. Afirmei que sim e vi nascer o reconhecimento no olhar.

-Tia, depois de ouvir toda essa gente falar na língua dela, estou aqui organizando o meu inglês básico para agradecer a eles, por esse momento- disse , a comunicativa  Fabiane.

Isso que tivemos aqui foi uma aula inusitada, para além da academia . É  para vida toda- afirmou Silmara Mendes, assistente social da Escola Padre Pinho.

Neyma, a psicóloga da Escola, arrematou:- O Pode Falar, a Gente Escuta, mexeu, muito positivamente com a autoestima de meninos e meninas. Isso é bom!

Ativista nos Estados Unidos traz Frente Negra Internacional, em ação articulada pelo  Instituto Raízes de Áfricas, na Escola Padre Pinho, em Maceió.

Salve!

]