Uma das atrações do Encontro de Cinema Alagoano que compõe a programação da 14ª edição do Circuito Penedo de Cinema será o workshop Cinema e Literatura Argentina em Jorge Luis Borges, ministrado por Eloy Gonzalez. A atividade acontecerá na terça-feira (26), a partir das 14h, no Cine Penedo e a entrada é franca, sem ser preciso realizar inscrições previamente.
“Neste workshop imersivo, exploraremos as interseções entre cinema e literatura através das obras O Informe de Brodie e O Evangelho Segundo Marcos do renomado escritor argentino Jorge Luis Borges. Analisaremos como Borges dialoga com a literatura gaúcha e a Bíblia, criando narrativas que transcendem o tempo e o espaço”, diz um trecho da apresentação do workshop.
O diretor de O Evangelho Segundo Marcos compartilhará suas experiências pessoais, destacando os desafios e as inspirações que moldaram sua interpretação da obra de Borges. “Além disso, se realizará uma exposição da proposta para as filmagens do O Informe de Brodie, que será realizado em Alagoas e Pernambuco em 2025, e como as influências literárias, incluindo As Viagens de Gulliver de Jonathan Swift, permeiam esse projeto”, contou Eloy.
O workshop contará ainda com a projeção de imagens e trechos do filme, proporcionando experiência rica e reflexiva que une a profundidade da literatura de Borges com a linguagem cinematográfica. “Os participantes poderão debater e refletir sobre as conexões entre esses dois universos, enriquecendo sua compreensão do impacto da obra de Borges no cinema contemporâneo”, completou Gonzalez.
Clique aqui e conheça mais sobre Eloy Gonzalez.
Sobre Jorge Luis Borges
Jorge Luis Borges (1899-1986) foi poeta, contista e ensaísta argentino, considerado uma das maiores expressões literárias de seu país. Com 7 anos já mostrava talento para a escrita; com 9 fez seu primeiro conto, La Visera Fatal, inspirado em um episódio da obra Dom Quixote. Aos 13, por sua vez, se mudou para a Suíça, onde graduou-se pelo Collège de Genève. Em 1919, transferiu-se para Madrid, onde fez contato com os poetas criacionistas.
Em 1937 foi nomeado diretor da Biblioteca Nacional e professor de literatura inglesa na Universidade de Buenos Aires. Seis anos depois, em 1943, publicou uma das suas mais importantes obras: O Aleph, considerado pelo crítico Harold Bloom, como uma das maiores obras literárias do ocidente. Na obra, ele sugere imagens e espelhos onde o real confunde-se com a realidade.
Com o passar dos anos, desenvolveu problemas nos olhos e, aos poucos, perdendo a visão. Quando estava totalmente cego contou com a ajuda da mãe para escrever seus livros. A doença fez com que vivesse em reclusão durante boa parte do fim de sua vida, vindo a falecer em junho de 1986, em Genebra, na Suíça.
Antes de falecer, porém, o escritor também foi contemplado com inúmeros prêmios, entre eles, o Prêmio Interamericano de Literatura, conferido pelo Governo de São Paulo, além de outras iniciativas dos governos da Itália, da França, da Inglaterra e da Espanha.
Sobre o Circuito
O Circuito Penedo de Cinema será realizado de 25 de novembro a 1º de dezembro pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult-AL) e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS).
Além disso, tem patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae, do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), do Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) e apoio de Mistika, Super Connect, Infograf, Partiu Penedo e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Acompanhe o Circuito pelas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook.