Um levantamento realizado pela Serasa Experian e divulgado nesta terça-feira (19) revelou que 64,9% dos alagoanos inadimplentes conseguiram regularizar ou renegociar suas dívidas em até 60 dias após o mês de referência, junho.  

Apesar desse percentual, Alagoas aparece como o terceiro estado com o menor índice de recuperação de crédito entre as unidades da federação analisadas. No Nordeste, o Maranhão apresentou o menor índice, com 55,9%, seguido pelo Piauí, com 64,3%. Sergipe lidera o ranking regional, com 73,5%, seguido pela Paraíba (72,7%), Ceará (71,5%) e Rio Grande do Norte (69,7%). Pernambuco (66,4%) e Bahia (65%) ficaram acima de Alagoas.  

No cenário nacional, a média foi de 62,8%. Entre os débitos, os de valor superior a R$ 10 mil apresentaram o maior percentual de quitação (77,3%), enquanto os de até R$ 500 registraram 58,5%.  

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, explicou que as dívidas mais altas, como as de financiamentos de veículos e imóveis, tendem a ser priorizadas devido ao risco de perda dos bens em caso de inadimplência.  

Além disso, "Bancos e Cartões" foi o setor com maior índice de regularização, com 71,3% das dívidas quitadas, seguido por "Utilities" (contas de luz, água e gás), com 69,9%. O indicador da Serasa utiliza um período de até 60 dias para mensurar os compromissos financeiros regularizados, com base nas práticas comuns de cobrança no mercado.

 

*Com Assessoria