Os municípios de Dois Riachos e União dos Palmares foram premiados na II Oficina Nacional do ImunizSuS, cujo resultado foi divulgado nesta quarta-feira (20) em Brasília. Os municípios de Olho D’agua das Flores, Maceió, Arapiraca e Belo Monte também disputaram com inovadoras experiências exitosas. O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
União dos Palmares recebeu o prêmio menção honrosa Conasems & OPAS (Organização Pan-americana de Saúde) com o título Movimento Vacina União: Estratégia de mobilização social para a ampliação da cobertura vacinal de crianças de até 1 ano de idade.
O município de Dois Riachos foi vencedor com o título Estratégias para ampliação da cobertura vacinal em crianças de até 1 ano de idade nos anos de 2022 e 2023.
O presidente do Cosems-AL e vice do Conasems Rodrigo Buarque destacou a expressiva performance desses dois municípios vencedores pelo Estado de Alagoas, pontuando que representam os 102.
"Quem já passou por esse momento emocionante, a exemplo de Jundiá que venceu em 2019 em Belém do Pará, no qual fui coautor do trabalho, sabe que o prêmio significa a vitória de uma equipe engajada por um SUS funcional e acessível", destacou Rodrigo, acrescentando que o papel do Conasems é defender sempre o gestor e técnicos da Saúde com vista na oferta de serviços da saúde pública de qualidade para a população brasileira".
O secretário de Dois Riachos, Rogério Ferro, disse que a vitória como melhor experiência exitosa de Alagoas evidencia o trabalho de equipe da SMS.
"Queremos agradecer aos nossos vacinadores e equipe de Enfermagem que se empenham não só para atingir os indicadores, mas por vacinar cada criança, pensando no melhor para a comunidade.
Não menos emocionada se mostrou a coordenadora de imunização de União dos Palmares, Aleyne Andrade, que celebrou o primeiro lugar na região Nordeste, afirmando que o município faz a diferença na vida das crianças - por meio da vacina - e mostra todos os dias que o SUS funciona naquele lugar.