O vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e titular do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-AL), Rodrigo Buarque, e a vice desta instituição, Paula Gomes, cumprem vasta agenda em Brasília e acompanham a II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS e a reunião do Conselho Fiscal e do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (Conares).
Rodrigo Buarque destacou a participação ativa e efetiva de Alagoas nas discussões e trocas de experiência sobre políticas públicas pelo Brasil. Ele pontuou, entre as pautas do Conares, o acolhimento dos novos secretários de saúde no início de 2025; bem como a aprovação da ata do Conselho Fiscal do Conasems, referente ao último quadrimestre e, de acordo com ele, Alagoas teve os documentos aprovados sem ressalvas, correspondendo às exigências prescritas no artigo 35 do estatuto do Conasems.
“O objetivo é dar transparência as ações da Gestão da Diretoria do Conasems”, reforçou Rodrigo, acrescentando que as discussões do Conares temático desta terça-feira (19) dizem respeito aos Estados do Sul e Sudeste. A vice do Cosems e 3ª membro do Conares, Paula Gomes, destacou a importância da discussão e divulgação sobre o curso Ser Gestor SUS 2025, uma vez que haverá mudança de prefeitos e gestores municipais.
Segundo ela, outro curso relevante discutido na reunião do Conares foi voltado ao cuidado farmacêutico nos territórios municipais. Sobre o ImunizaSUS, Paula afirmou que o projeto visa o fortalecimento das ações de imunização nos municípios e levar os gestores municipais a ampliar a vacinação, uma vez que vacinar é prevenir doenças, impedir a entrada de novas e erradicar as existentes no território. “Conseguir o selo de país livre do sarampo foi um ganho e a oficina do ImunizaSUS tem sido, desde o início, uma forma de mostrar à população que deve confiar nas vacinas, pois são seguras e salvam vidas”, concluiu Paula.