O Governo de Alagoas oficializou, nesta terça-feira (19), a assinatura de decretos que concede incentivos fiscais a empresas que realizarão investimentos no estado. A cerimônia, realizada no Palácio dos Palmares, em Maceió, contou com a presença do secretário de Governo, Vitor Pereira, que destacou a criação de mais de 27 mil empregos diretos pelas empresas beneficiadas com a medida.

Além disso, também estiveram presentes a secretária da Fazenda, Renata Santos, e a secretária de Estado do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços (Sedics), Alice Beltrão, empresários e representantes de setores. 

Pereira, enfatizou que a iniciativa visa fortalecer a segurança jurídica e a previsibilidade para investidores, consolidando um ambiente propício para o desenvolvimento econômico.

“Isso gera dois fatores fundamentais: segurança jurídica e previsibilidade. Quando há continuidade nos investimentos, o empresário pode confiar que o Estado de Alagoas continuará aplicando recursos em infraestrutura, como rodovias, escolas, creches e hospitais. Isso traz segurança”, afirmou. 

Ele destacou que essa confiança impulsiona empresários a saírem da inércia financeira, investirem, assumirem riscos e, consequentemente, aumentarem seus lucros.

“Hoje, Alagoas apresenta o menor índice de desemprego do Nordeste e está entre os três ou quatro estados com melhores resultados no Brasil. Vamos continuar priorizando a geração de empregos e renda para os alagoanos”, ressaltou.

Já a secretária da Fazenda destacou os benefícios diretos e indiretos dessas políticas, ressaltando que são fruto de um planejamento detalhado e de uma gestão fiscal eficiente.

“A redução da base de cálculo do ICMS, principalmente para a indústria, está permitindo que novas empresas se instalem em municípios do interior como Pilar, Delmiro Gouveia, São Sebastião e Marechal Deodoro”, afirmou Renata Santos. 

Segundo ela, além de atrair indústrias, o Estado também oferece benefícios locacionais, como a venda de terrenos a preços simbólicos para investidores, especialmente no setor de turismo. “Esse ramo tem se destacado no nosso PIB, como anunciamos recentemente. É uma forma de dar fôlego aos empresários para que possam expandir ainda mais seus investimentos.”

Ao todo, serão contempladas oito empresas, por meio do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado de Alagoas (Conedes). Com um investimento de mais de R$ 134 milhões, as indústrias funcionarão em Maceió e nos municípios de Delmiro Gouveia, Pilar, São Sebastião e Murici. 

Investimentos no Estado 

O maior investimento será feito pela empresa Brisa Administradora de Hotéis LTDA. – em Maceió – que, com a concessão de incentivos concedida pelo Governo de Alagoas, por meio do Programa de Desenvolvimento Integrado, o Prodesin, deve investir R$ 100 milhões, garantindo a geração de cerca de 500 empregos diretos para os alagoanos.

Na ocasião, também foram assinados os decretos que beneficiarão as indústrias Nuance Tintas LTDA. (Delmiro Gouveia), Sabor Mais Alimentos LTDA. (Pilar), Casa do Coco Indústria Alimentícia LTDA. (Pilar), Eskrim Indústria de Sorvetes LTDA. (Maceió), EVB da Silva Fabricação de Produtos para Construção – EIRELI (São Sebastião), Energy Engenharia LTDA. (Murici) e a MC3 Imóveis LTDA. (Maceió).

*Estagiário sob a supervisão da editoria