Antes mesmo da eleição da Mesa ser definida, o prefeito JHC (PL) já sabe os espaços na máquina desejados por alguns vereadores da sua bancada, contam fontes.
Eduardo Canuto (PL) gostaria de ter espaço na secretaria de Esportes, área onde atua, hoje sob influência de Galba Netto (PL), presidente da Casa, que ainda tem a de Meio Ambiente e Urbanismo.
Leonardo Dias (PL) quer o Turismo, onde iniciou a sua vida profissional e é ligado politicamente. A pasta é do senador e vice-prefeito eleito Rodrigo Cunha (Podemos-AL).
O futuro secretariado também pode implicar na abertura de espaço para que suplentes ligados ao prefeito assumam vagas na Câmara de Maceió.
Dizem fontes que a vereadora Olívia Tenório (PP) poderia ir para a secretaria da Mulher, que ela já controla. Jovem, bonita inteligente e ativa a sua presença daria visibilidade ao órgão.
E em seu lugar assumiria o 1º suplente, João Catunda, que não conseguiu a reeleição. O que fazer para convencer Olívia, só a política tem a resposta.
Para atender ao PL, a solução seria o 1º suplente, Caio Bebeto, e o 2º suplente, Neto Andrade, retornarem para as secretarias que ocupavam, respectivamente Juventude e Lazer e de habitação.
A não ser que o prefeito opte por levar os vereadores titulares para secretarias e assim abrir espaço para os suplentes. Ou nada fazer.
Mas aí é outro patamar de decisão e negociação.