O distanciamento político do deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB) e o prefeito Luciano Barbosa (MDB) desde a convenção que manteve a vice-prefeita Rute Nezinho, contra a vontade de Barbosa que desejava a ex-prefeita Célia Rocha, deve provocar a formatação de um novo cenário político em Arapiraca em 2026.

Assim como Luciano Barbosa saiu fortalecido na eleição 2024, o deputado estadual Ricardo Nezinho mostrou que tem capital eleitoral. Manteve a irmã como vice-prefeita e o vereador Rogério Nezinho (MDB) foi o mais votado na reeleição para a Câmara Municipal com 6.597 votos.

No quarto mandato de Deputado estadual bem articulado e com bom diálogo com os demais deputados, articula sua candidatura à presidência da Casa de Tavares Bastos, conseguindo se eleito, um trunfo bastante positivo e se tornar mais forte politicamente.  

O prefeito Luciano Barbosa tem seus planos políticos para 2026, reeleger o filho Daniel Barbosa (PP) para a Câmara dos Deputados e o outro filho o advogado Lucas Barbosa para a Assembleia Legislativa Estadual. 

As opções de Nezinho em 2026

Diante deste cenário político na Capital do Agreste Ricardo Nezinho, poderá apoiar um candidato a deputado federal em suas bases no Agreste, sair candidato a Câmara dos Deputados ou mesmo apoiar o irmão vereador Rogério Nezinho par deputado federal. 

Nessa articulação, Rogério Nezinho eleito tudo bem, caso contrário, é franco atirador, mantem seu mandato de vereador na Câmara Municipal e a irmã vice-prefeita.

 

Seja qual for a opção de Ricardo Nezinho, sair candidato a federal em Arapiraca ou apoiar o irmão Rogério Nezinho, representa um risco à reeleição de Daniel Barbosa, atual representante do município na Câmara Federal. Naturalmente, ambos buscariam o voto nas bases eleitorais de Arapiraca e região Agreste.

Ainda restando mais de um ano para as eleições 2026, ambas as lideranças políticas vão estruturando as suas estratégia nos bastidores dando recados claros que o atual estágio de distanciamento pode mesmo se tornar uma disputa direta e bem atraente no segundo maior colégio eleitoral de Alagoas.