José Barbosa Lopes, nasceu na Avenida Rio Branco em Arapiraca e na alvorada da sua inocência, o deslumbramento para a vida era uma constante. Era um pássaro que fitava o pequeno mundo e o enxergava com descomunal encantamento. Ali, o menino José Barbosa fez o seu reino, no labirinto das emoções no seu mundo. Cada momento vivido, foram de felicidades revividas nesta fase marcante de sua existência. 

 

Ainda jovem, mudou-se com seus familiares para a fazenda São Lourenço, na Mata do João Lopes – uma extensa área de vegetação, nas proximidades do atual Lago do Perucaba. Lá ele brincou, trabalhou e nas noites de lua cheia o debulhar das palavras era uma constante sobre a calçada da velha casa – abrigo das antigas e boas recordações. 

 

Depois de trabalhar como “meeiro” nas terras com seu pai, juntou um dinheiro e foi realizar seu sonho no Rio de Janeiro, como oficial da Marinha de Guerra do Brasil onde passou por memoráveis e marcantes experiências na vida militar, realizando seu sonho de criança. Retornou a Arapiraca como Capitão de Mar e Guerra e ainda em 1982 foi eleito vereador por um período de seis anos. 

 

Sua atuação parlamentar foi voltada para os principais pleitos da população de Arapiraca, se destacando no parlamento como um político sério e um fiscal exigente da aplicação dos recursos público no Legislativo e na gestão pública municipal. 

 

Teve um papel importante no desenvolvimento de Arapiraca, ao lado de seu irmão Eloísio Barbosa Lopes, outro personagem relevante de nossa história com dedicação administraram a Lopes Fumageira, no Bairro Primavera e uma Cerâmica no Sítio Cangandú. Além de ser professor estadual e mestre da vida.

 

Na vida militar, foi campeão de tiro nacional com pistola Colt e vice-campeão nacional com fuzil, além de ter jogado uma partida de futebol ao lado do saudoso Rei do Futebol – Edson Arantes do Nascimento – Pelé.

 

Arapiraca muito deve aos três irmãos – José Barbosa Lopes, Severino Barbosa Lopes, professor estadual e dedicado auxiliar em várias gestões da Prefeitura Municipal de Arapiraca na área de Cultura e Educacional e Eloisio Barbosa Lopes que deu uma valiosa contribuição para o desenvolvimento de Arapiraca como o maior exportador de fumo, e empresário. 

 

Foi convidado pelo presidente da Câmara Municipal da época Ricardo Nezinho e fez uma minuciosa pesquisa nas Atas que compõem grande parte da história de Arapiraca, desde de 1936 da primeira legislatura à décima quarta e desse trabalho produziu um extraordinário livro de nossa História.

José Barbosa Lopes está imortalizado com a história de toda a sua trajetória de vida como um exemplo Para as novas e futuras gerações no importante projeto Raízes de Arapiraca, idealizado pelo deputado estadual Ricardo Nezinho.