Nós, estudantes de Medicina da UNCISAL, manifestamos nosso total repúdio ao processo administrativo para suspensão do vestibular de Medicina para o ano de 2025, conforme descrito no Memorando n.º E:148/2024 do Centro de Ciências da Saúde.
A medida proposta revela um verdadeiro desmonte do curso de Medicina, colocando em risco a formação de futuros médicos e comprometendo o acesso à educação em saúde pública em nosso Estado. Não aceitamos que o descaso com o quadro docente recaia sobre os estudantes e a sociedade. Entendemos que suspender o ingresso de novos estudantes não soluciona o problema da falta de professores, mas agrava a situação de precariedade, desmotivando tanto os atuais alunos quanto os docentes ainda ativos.
Destacamos que a justificativa de suspensão devido ao déficit de professores aponta para uma falha na gestão de recursos humanos da instituição, associado a falta de apoio do Governo do Estado, o qual não liberou concurso para docente na UNCISAL, sendo o último realizado há uma década, no ano de 2014. Este problema, longe de ser recente, é fruto de uma política de negligência que enfraquece a universidade e desvaloriza o papel do ensino público na formação de profissionais.
A proposta de suspensão do vestibular para a Medicina é um ataque frontal ao curso, impacta diretamente a sociedade alagoana, restringindo o acesso à educação imediatamente após a instituição alcançar nota 5 no MEC. É importante ressaltar que concurso público ou processo seletivo
simplificado ou contratação por empenho de professor são da responsabilidade da gestão maior da Universidade e não do curso.
A solução não é impedir a formação de novos médicos, mas sim investir na contratação de docentes qualificados e garantir que os estudantes tenham acesso a uma educação digna e completa.
Diante disso, nos comprometemos a lutar contra essa medida, e convocamos tanto os estudantes da UNCISAL, quanto a comunidade Alagoana para exigir que o Governo de Alagoas priorize a contratação de professores e assegure a continuidade do curso de Medicina com a qualidade que a população merece. Conclamamos a todos que se unam a nós em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade.
Diretório Acadêmico de Medicina da UNCISAL