A cidade de Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas, receberá nos dias 15 e 16 de novembro, das 15h às 20h, no Museu Regional Delmiro Gouveia, duas exposições itinerantes que estão percorrendo o Estado.
As mostras prometem proporcionar uma experiência cultural rica e diversificada, tornando a arte mais acessível ao público local.
A primeira, “surreAL - terra, marés e sonhos” traz 23 ilustrações da artista maceioense Thayna Vasconcelos, com uma proposta inclusiva: há uma janela de acessibilidade com audiodescrição e seis esculturas táteis, permitindo que pessoas com deficiência visual interajam com as obras.
Já a segunda, se trata da exposição fotográfica e o lançamento do livro “No Quintal da Dona Zefa”, uma homenagem ao fotógrafo e cartunista Ricardo Silva, de Palmeira dos Índios, que faleceu em 2022. O livro reúne mais de 100 fotografias do artista, cuja coleção completa ultrapassa 15 mil imagens, eternizando seu olhar singular sobre Alagoas.
“A exposição está programada para começar em Delmiro Gouveia e deve passar por Arapiraca e Palmeira dos Índios ainda esse ano. A ideia é levarmos parte das fotografias do livro ‘No Quintal Da Dona Zefa’ e outras não publicadas no livro para o público adentrar a esse universo particular tão peculiar do Ricardo Silva”, explica o curador das exposições.
O evento é gratuito e também terá em sua programação bate-papo diário sobre as criações e também terá bancas de venda de materiais culturais, como os da Joelho de Velho, Estúdio Gráfico e Sirva-se Cultura Alternativa, ambos de Maceió.
A exposição “surreAL - terra, marés e sonhos” foi selecionada no edital José Achiles Escobar e é realizado com recurso da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.
O livro “No Quintal da Dona Zefa”, também foi selecionado no edital de propostas de fomento à Literatura de Alagoas - Concurso Nádia Fernanda Maia Amorim, também na mesma lei.