Alagoas está concorrendo com nove experiência exitosas na 19ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, promovida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que ocorreu de forma virtual dessa terça-feira (12) a quinta-feira (14).  De um total de 369 experiências inscritas, Alagoas teve nove selecionadas, sendo oito dos municípios e uma do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL).

Vale ressaltar que  será disponibilizado, de forma online, o Certificado de Participação para cada experiência apresentada na 19ª Mostra com os nomes dos autores e coautores. A cerimônia será nesta quinta-feira (14), às 15h, transmitida no Canal do Conasems, no Youtube. O presidente do Cosems-AL e vice-presidente do Conasems, Rodrigo Buarque destacou a satisfação em participar de mais uma etapa da Mostra Brasil Aqui tem SUS.

“É com satisfação que assistimos ao desempenho dos nossos municípios. Alagoas tem tradição em participação vitoriosa, com trabalhos excelentes e resultados satisfatórios, comprovando que nossa capacidade de inovação para a obtenção de melhores resultados no atendimento à população, faz parte da nossa prática. Esse SUS que tanta dedicação tem de seus trabalhadores, merece esse espaço para publicizar seus êxitos”, ressaltou Rodrigo

A Mostra nacional tem como objetivo valorizar e divulgar experiências de sucesso desenvolvidas pelos municípios no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). No primeiro dia da Mostra (nessa terça-feira) foram apresentados os trabalhos dos municípios de Feira Grande, Pilar, Maceió, Campo Alegre, Teotônio Vilela e Maragogi. Nesta quarta-feira (13) será a vez de Belém, Santana do Mundaú e Cosems-AL.

O município de Campo Alegre apresentou o trabalho sobre O impacto da oferta de DIU no SUS na vida de meninas vítimas de violência sexual, de autoria de Ysis Vieira. Maceió apresentou o trabalho de Mairon Rocha “UBS Digital: avaliação de um modelo de unidade de saúde com médicos e enfermeiros 100% on line. Já Santana do Mundaú, com autoria de Eryklis de Souza, concorre à Mostra com Vacinar é monitorar a efetivação da busca ativa; Belém com Fitoterapia no SUS: uma nova opção terapêutica no tratamento e prevenção de doenças

Pilar disputa com o trabalho de autoria de Aline Rocha intitulado Maria Flor, estratégia de suporte virtual a adolescentes e jovens em situação de violência doméstica; Teotônio Vilela, com autoria de Janete Madeira, apresentou Sala Lilás: um ambiente acolhedor para as mulheres vítimas de violência doméstica.  

Maragogi apresentou a experiência Simplificação para marcação de consultas especializadas e exames complementares de autoria de Lindacira Lima; Feira Grande com Enxergando além da dor: uma abordagem integral e humanizada da Escola da Coluna de autoria de Cristiane dos Santos e o trabalho do Cosems-AL de autoria de Kathleen Moura que expôs a Oficina preparatória para apresentação das experiências exitosas: espaço de aprendizado coletivo.

Segundo Kathleen Moura, foi possível perceber que a incorporação das oficinas de preparação promovida pelo Cosems-AL desde 2017 ampliou a confiança dos municípios na divulgação do SUS que fazemos, além de ampliar o vínculo da instituição com os municípios, sendo mais fácil enxergar como relevante as experiências exitosas de Alagoas em um macro espaço de educação permanente.

“A partir dos dados foi observado o aumento da participação dos municípios nas Mostras, já que passamos de 6 em 2014 para 52 em 2024. Com relação ao número de trabalhos inscritos, saímos de 19 em 2014 para 214 em 2024. Dos 95 trabalhos apresentados em âmbito nacional, 21 (20%) foram premiados em eventos do Conasems, demonstrando que há uma evolução positiva e uma credibilidade crescente no trabalho e na compreensão dos gestores para importância da Mostra”, ressaltou Kathleen.