O diretor do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Ednaldo Trajano, secretário de saúde de Campestre, presidiu nessa terça-feira (12) a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que ocorreu no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Na oportunidade, foram pactuados cinco projetos que beneficiam os municípios de Porto Calvo, Coruripe, Rio Largo, Arapiraca e Santana do Ipanema.
O diretor do Cosems-AL e secretário de Saúde de Marechal Deodoro, Sival Clemente, também ocupando a mesa coordenadora, contribuiu com as discussões.
Um dos assuntos que movimentou a CIB foi a solicitação do credenciamento/habilitação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Porto Calvo e Coruripe. A função desses equipamentos é prestar assistência especializada ao trabalhador acometido por doença e/ou agravos relacionados ao trabalhador.
Sival afirmou que essa temática - que perpassa por todas as áreas da saúde - estava adormecida e solicitou que a discussão seja feita junto ao Estado objetivando o enriquecimento das atividades por meio das redes de assistência.
Outras pactuações foram referentes à habilitação do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD de Rio Largo, a requalificação da Pestalozzi Arapiraca de CER tipo II para a III e a também requalificação da AAPPE de Santana do Ipanema de CER tipo II para a tipo III.
Durante a CIB foi apresentado pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) o curso Saúde e Bem-viver. O diretor do Cosems-AL Ednaldo colocou o Conselho à disposição na articulação junto aos município, para que haja adesão satisfatória ao curso.
A SMS de Maceió expôs a situação preocupante da Oncopediatria e foi proposto pelo Cosems-AL que a pauta da Oncologia seja permanente nos espaços da CIB, considerando que tem sido um dos maiores desafios das gestões de Saúde pública de Alagoas.