A Defesa Civil de Maceió (DCM) participou, nesta terça-feira (12), da II Conferência Estadual de Segurança Pública Municipal e Defesa Civil, que aconteceu em Arapiraca/AL. O coordenador-geral da DCM, Abelardo Nobre, contribuiu abordando o tema Planejamento Urbano e Redução de Risco com ênfase nos Núcleos Comunitários de Defesa Civil.

Na palestra, o coordenador pontuou de que forma os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC’s) contribuem de forma direta para que práticas de prevenção sejam efetivas, e como tem sido a atuação dos Nudec’s em Maceió, destacando o papel fundamental desses voluntários, que são os olhos da Defesa Civil de Maceió nas comunidades.

“Os voluntários que compõem o Núcleo Comunitário de Defesa Civil são essenciais para a execução de ações de prevenção, bem como para diminuir nosso tempo de reposta em casos de desastres, pois são pessoas que já conhecem a realidade local e sabem os riscos dos quais a sua comunidade está exposta”, enfatiza Abelardo Nobre.

Os Nudec’s são voluntários treinados e capacitados pela Defesa Civil, que passam pelo curso de formação e de outras oficinas para aprimoramento da atuação.

O evento discutiu assuntos sobre segurança pública e defesa civil com ações integradas para salvaguardar vidas.

Nudec’s em Maceió

Maceió tem atualmente 174 voluntários que são parte dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil. O Nudec atua identificando as áreas de risco e acionando a Defesa Civil de forma direta para levar ações de prevenção para cada comunidade.

Entre as ações estão a aplicação de lonas nas encostas, limpeza de canais e desobstrução de galerias de águas pluviais.

O coordenador ainda citou ocorrências em que o trabalho do Nudec foi essencial para salvar vidas.