A crise nacional no Centrão chegou a Alagoas, com a mudança no comando do União Brasil (UB), que passa a ser presidido no estado pelo deputado federal Alfredo Gaspar, saindo do “controle” do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP).

Hoje, o União Brasil AL é comandado por Luciano Cavalcante, aliado de Lira,

A mudança, definida pelo presidente nacional da sigla, Antônio Rueda, teria sido motivada pelo que está sendo considerado “traição” de Lira ao líder do partido, Elmar Nascimento (Bahia).

Aliados entendem que Elmar era o nome “natural” para suceder Lira na presidência da Casa. O alagoano, no entanto, optou por apoiar Hugo Motta (Republicanos-PB), gerando uma insatisfação em massa na cúpula do UB.

Agora, o União Brasil está nas mãos de Alfredo Gaspar e do ex-deputado estadual Davi Davino Filho e a promessa da dupla, para o comando nacional da legenda, é que um deles será candidato ao Senado em 2026... Antecipando, agora, uma possível futura disputa com o próprio Arthur Lira.

Nos bastidores, comenta-se ainda a possibilidade de o ex-deputado João Caldas, pai do prefeito JHC, também se filiar ao UB, abrindo espaço para uma futura coligação com o prefeito reeleito para a disputa ao governo.