As festas de Natal e Ano Novo aquecem a economia e impulsionam as vendas nas mais diversas áreas. Para dar conta da demanda, muitas vagas de emprego são ofertadas, gerando oportunidade para os desempregados e também para aqueles que desejam mudar de emprego.
Em Alagoas, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que há 1.274.000 pessoas ocupadas e 113.000 desocupadas, enquanto Maceió, a capital, conta com 484.000 ocupados e 45.000 desocupados.
Em resposta a essa demanda, o CadaMinuto fez um levantamento dos principais canais de divulgação de vagas de emprego no estado e na capital, além de trazer dicas de especialistas para auxiliar os candidatos a se prepararem e se saírem bem nas entrevistas de emprego.
Conforme dados divulgados pelo Governo de Alagoas, foram ofertadas quase 10 mil vagas de emprego em 2024 pelo Sine Alagoas. A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) informou que esse número será ainda maior em 2025.
Ainda segundo a Seteq, as áreas de telemarketing e vendas são as que mais oferecem vagas. Porém, nos últimos meses as oportunidades nos setores de hotelaria e serviços tiveram um aumento.
Para conferir as vagas divulgadas pelo Sine Alagoas, basta entrar no site trabalho.al.gov.br, ou na página do Instagram da Secretaria @seteqalagoas. O candidato também comparecer em uma das unidades em todas as Centrais JÁ, e em outros pontos espalhadas pelas cidades do interior. Ao todo, são 12 unidades de atendimento.
Em Maceió, a Prefeitura Municipal, através do Sine Maceió, divulgou 8.034 vagas de emprego no ano de 2024, com expectativa de aumento em 2025. Segundo a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SEMTES), os setores de serviços, tecnologia, saúde e turismo são as grandes geradoras de vagas de emprego.
Segundo a coordenadora do Sine Maceió, Valdenice Cavalcante, “nos últimos dois meses de 2024, o aumento nas vendas de produtos de consumo imediato, especialmente nos setores de alimentos e vestuário devido às festas de fim de ano, tem gerado uma maior demanda por profissionais. Áreas como atendimento ao cliente, reposição de estoque, gestão de operações e vendas estão entre as que mais precisam de reforço, resultando em um aumento significativo de vagas nesse período.”
Para se cadastrar em vagas de emprego através do Sine Maceió, os interessados podem se entrar no site ou ir pessoalmente até a sede do órgão portando os seguintes documentos:
- Carteira de Identidade (RG), CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência, currículo atualizado e comprovantes de cursos, caso tenha feito.
Para as vagas destinadas às Pessoas Com Deficiência (PCD), é preciso apresentar o laudo médico. Caso o candidato tenha alguma dificuldade, o currículo também pode ser elaborado gratuitamente com ajuda do Sine. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 082 6205 ou WhatsApp (82) 98879-1919.
Outros canais e sites de divulgação de vagas de emprego em Alagoas
Existem diversas plataformas pagas e gratuitas para cadastro de currículos e divulgação de vagas. Porém, a reportagem escolheu alguns canais que são gratuitos e populares entre empresários e profissionais alagoanos.
O site AdvanceRH, até o fechamento desta reportagem, estava divulgando mais de 580 vagas.
A página no Instagram @empregosal faz divulgação diária de vagas de emprego.
O site Recruitment divulga vagas de emprego nas mais diversas áreas e empresas de toda Alagoas e outros estados do nordeste.
LikendIn - é uma rede social para profissionais do mundo todo. Nela, o profissional preenche seu currículo e se candidata para as vagas disponíveis no próprio site.
Gupy - Atualmente, muitas empresas utilizam esta plataforma para selecionar seus colaboradores. O profissional precisa cadastrar seu currículo, fazer testes de habilidades e se candidatar para as vagas disponíveis.
É importante salientar que, muitas vezes, as empresas fazem divulgação de vagas de emprego no próprio site da organização.
Dicas para conseguir emprego
A reportagem também entrevistou a psicóloga Cris Paiva, que deu dicas para conseguir emprego e desenvolver as competências e habilidades que as empresas buscam nos candidatos. Confira:
1 - Quais os passos a seguir para conseguir um emprego neste fim de ano, seja temporário ou por tempo indeterminado?
Atualize seu currículo conforme a vaga que está buscando: destaque suas experiências e habilidades mais relevantes para as vagas que você busca, e deixe o objetivo claro.
Exemplo - Objetivo: atuar como vendedor interno.
Pesquise vagas - utilize plataformas de emprego, sites de empresas, comunidades do Telegram, WhatsApp e perfis do Instagram focados em vagas.
Prepare-se para as entrevistas presenciais e virtuais: estude sobre a empresa, observando missão, visão, valores, desafios do cargo que busca e pratique respostas para perguntas comuns. Algumas empresas também fazem entrevista online, prepare um ambiente tranquilo caso a oportunidade seja nessa modalidade.
Faça networking: conecte-se com pessoas da sua área, deixe clara a sua intenção da busca por uma vaga e se houver oportunidade participe de eventos da área que quer atuar.
Seja persistente: envie seu currículo para várias vagas e acompanhe o processo seletivo olhando e-mail diariamente e com atenção as ligações recebidas e grupos.
2 - Quais as principais competências e habilidades que as empresas procuram nos candidatos?
Competências e habilidades mais procuradas:
Tem competências e habilidades que estão ligadas ao cargo que o profissional irá ocupar, mas algumas são importantes para qualquer área de atuação. São elas:
- Adaptabilidade: capacidade de se ajustar a novas situações e desafios da empresa.
- Comunicação: habilidade de se expressar de forma clara e eficaz, e ouvir para entender os colegas de trabalho e os processos da empresa.
- Trabalho em equipe: capacidade de colaborar com os profissionais da empresa, com o olhar de time, mantendo um bom relacionamento com a equipe.
- Proatividade: iniciativa para resolver problemas e buscar sempre soluções e novas oportunidades.
- Foco em resultados: comprometimento em alcançar metas e objetivos que são da sua responsabilidade na empresa.
3 - Quais os comportamentos que geralmente levam às demissões?
Comportamentos que levam às demissões:
Falta de compromisso: desinteresse e desmotivação com as demandas passadas pela empresa.
Dificuldade em trabalhar em equipe: conflitos interpessoais e falta de colaboração com a equipe.
Falta de ética: atitudes desonestas e falta de integridade.
Desrespeito às regras: não cumprimento de normas e procedimentos passados pela empresa.
Falta de pontualidade: atrasos frequentes e falta de organização com as demandas.
Resistência às mudanças e estagnação: Não aceitar as mudanças e orientações passadas, como também desinteresse em aprender algo novo e estudar.
*Estagiário sob supervisão da editoria.