O novo filme de Walter Salles, “Ainda Estou Aqui“, já está em cartaz nos cinemas brasileiros. Premiado internacionalmente no Festival de Veneza em 2024, o longa traz uma história comovente e real sobre os impactos da ditadura na vida de uma família.
A história retrata a família de Marcelo Rubens Paiva, autor conhecido pelo livro “Feliz Ano Velho”. “Ainda Estou Aqui”, que também é uma obra do escritor, serviu como base para o longa-metragem de Walter Salles. Saiba o que esperar do filme.
O livro “Ainda Estou Aqui” narra a trajetória de Eunice Paiva, mãe do autor. Casada com o deputado Rubens Paiva, Eunice esteve ao seu lado durante a cassação e o exílio dele em 1964. Anos depois, em 1971, após Rubens ser preso, torturado e morto por agentes da ditadura, ela assumiu sozinha a criação dos cinco filhos.
Ao contar a história de Eunice e de sua última batalha contra o Alzheimer, Marcelo Rubens Paiva revisitou suas próprias memórias, sua infância e o vínculo com a mãe. O livro também aborda o período da ditadura militar.
Vale destacar que o livro “Ainda Estou Aqui” terá uma continuação. A nova obra será publicada no próximo ano pela Companhia das Letras.
Na sequência, o autor deve mesclar os acontecimentos políticos e familiares de um passado mais recente, a partir de 2013, quando Marcelo Rubens Paiva passou a ser perseguido pelo movimento Escola Sem Partido.
“Vai ser sobre como a minha família sofreu durante o período do Bolsonaro, que era nosso inimigo pessoal e nós nem sabíamos disso. Ele cuspiu no busto do meu pai, disse mentiras sobre ele ter participação na luta armada”, disse o escritor em entrevista à Folha de S. Paulo.