O boleto é um dos meios de pagamento mais populares do país, o que o torna alvo da atenção dos golpistas. Para combater o aumento das fraudes envolvendo esses documentos, a Unimed Maceió desenvolveu uma plataforma que permite verificar a autenticidade das faturas, proporcionando mais segurança aos seus clientes.

Essa iniciativa representa um avanço importante na luta contra fraudes cibernéticas, especialmente considerando que, segundo a pesquisa de vitimização e percepção sobre violência e segurança pública, divulgada em agosto deste ano pelo Datafolha, mais de 1,9 mil pessoas são alvo de tentativas de golpes financeiros por pix e boletos falsos a cada hora no Brasil.

A ferramenta da Unimed Maceió foi projetada para oferecer um processo simples e rápido, por meio de um link acessível, onde os beneficiários podem inserir o código de barras ou o número da fatura para checar sua autenticidade em poucos cliques. Para acessar o sistema, basta digitar www.unimedmaceio.com.br/boleto/validar/.

"Acreditamos que a tecnologia é uma grande aliada na proteção dos nossos beneficiários. A plataforma é capaz de confirmar a autenticidade dos documentos e, assim, evitar que pagamentos sejam feitos com boletos falsos, que muitas vezes apresentam erros nos códigos de barras ou inconsistências nos dados do emissor", afirma o coordenador de Departamento de Tecnologia da Informação da Unimed Maceió, Sérgio Morais.

Além da plataforma de verificação, existem outras formas de prevenir problemas com boletos falsificados, como a solicitação direta por meio de canais oficiais. A Unimed Maceió disponibiliza diversos canais para esse fim, incluindo o aplicativo Unimed Cliente, o site unimedmaceio.com.br e o WhatsApp oficial, que pode ser acessado pelo número 4020-4949, em que é possível conversar com a atendente virtual Nina. Os beneficiários também podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) pelo número 0800 722 1091.

COMO IDENTIFICAR BOLETOS FALSOS – Os golpes podem ocorrer de diversas formas, incluindo correspondências fraudulentas ou comunicações eletrônicas, como mensagens de SMS, WhatsApp ou e-mails, que frequentemente direcionam os destinatários para páginas falsas.

Ao efetuar o pagamento de um boleto emitido pela Unimed Maceió, é fundamental verificar se os três primeiros dígitos da linha correspondem ao Banco Itaú, identificados pela sequência 341 para Pessoa Física (PF). Para empresas (PJ), o boleto deve corresponder ao Banco Sicredi, com a sequência 748.

Além disso, deve-se prestar atenção aos dados do boleto e da Cooperativa. Confira cuidadosamente as informações, como data de vencimento, CNPJ (12.442.737/0001-43) e a Razão Social (Unimed Maceió Cooperativa de Trabalho Médico). Ao notar divergências no campo do beneficiário, erros de português ou discrepâncias no valor cobrado sem justificativa, o beneficiário deve entrar em contato com o SAC.

SERVIÇOS DIGITAIS PARA EMPRESAS - A ampliação do serviço de validação para Pessoa Jurídica (PJ) está em andamento, com previsão de entrega para o final de novembro. Enquanto isso, para garantir a segurança da autenticidade, os clientes PJ da Unimed Maceió podem emitir a 2ª via do boleto ou solicitar demais procedimentos exclusivamente através do Portal do Estipulante.

Após a migração para o novo sistema Tasy, realizada em setembro, a Unimed Maceió enviou novos logins para todos os contratos PJ. No entanto, alguns clientes não os receberam devido a dados cadastrais desatualizados. Para resolver essa questão, devem entrar em contato com a Unimed Maceió pelo telefone 4020-4949 ou pelo relacionamento empresarial, ligando para 1724-1622, ou enviando um e-mail para relacionamento.pj@unimedmaceio.com.br. Após a atualização dos dados, a Unimed irá reenviar um novo link para acesso, permitindo que o contratante cadastre sua senha e, assim, consiga emitir os boletos mensalmente.