No último dia 29 de outubro a Escola Estadual Francisco Domingues, em Limoeiro de Anadia, realizou o 1º Bootcamp de Inovação. O evento, voltado para estudantes do ensino médio, teve como principal proposta estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para situações reais vividas pelos agricultores familiares do município.

Buscando fomentar o desenvolvimento das habilidades empreendedoras, a Prefeitura de Limoeiro de Anadia – através da Sala do Empreendedor e Secretarias Municipais de Administração, Agricultura e Educação –, em parceria com a Escola Estadual Francisco Domingues e o Grêmio Estudantil Malala Yousafzai, realizou o 1º Bootcamp de Inovação no município, um projeto escolar com o objetivo de promover a formação de lideranças estudantis voltadas para o empreendedorismo e inovação.

As inscrições foram abertas e gratuitas para os alunos de todos os anos do ensino médio. Durante a atividade, os participantes receberam orientações sobre desenvolvimento de projetos e puderam utilizar de forma prática algumas ferramentas voltadas para a construção de soluções inovadoras.

O desafio escolhido foi a melhoria da gestão de propriedades por parte dos agricultores familiares de Limoeiro de Anadia. O Engenheiro Agrônomo André Luiz Pereira Barbosa, da Secretaria de Agricultura do Município, apresentou detalhes mais profundos sobre a problemática. As quatro equipes presentes desenvolveram, em um intervalo de apenas 6 horas, soluções inovadoras e sustentáveis com potencial para solucionar o desafio proposto.

Os quatro projetos apresentados também estão alinhados com alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para a agenda de 2030. A saber:

Agro Recruta (Plataforma de Recrutamento)

ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico – Promove oportunidades de trabalho, com foco na contratação flexível e eficiente.

ODS 4: Educação de Qualidade – Oferece treinamentos integrados para capacitação profissional.

SGA – Sistema de Gerenciamento Agropecuário

ODS 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável – Possibilita uma gestão mais eficiente para agricultores familiares.

ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico –

Melhora a saúde financeira e organizacional das propriedades

ODS 1: Erradicação da Pobreza – Reduz os riscos de prejuízos financeiros para famílias agrícolas.

SGE – Sistema de Gestão Empresarial

ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura – Implementa ferramentas de gestão empresarial para pequenos agricultores e comerciantes.

ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico – Ajuda a melhorar a eficiência financeira e a tomada de decisões.

Projeto – Consultoria Agro

ODS 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável – Contribui para melhorar a gestão e produtividade no setor agrícola.

ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis – Orienta uma melhor gestão dos recursos e práticas agrícolas sustentáveis.

Como última atividade, as equipes fizeram uma apresentação de negócio no formato de pitch (modelo amplamente utilizado por startups) para uma banca avaliadora formada por

Andreia Pereira, Secretária Municipal de Administração e Recursos Humanos; André Luiz, Engenheiro Agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura; Professor Adriano, Coordenador da Escola Estadual Francisco Domingues;

Ainna Sullen, Representante da Secretaria de Educação; Reginaldo Leite, Empresário local, representando os empreendedores do município.

Esteve presente ainda, prestigiando as apresentações, o Agente de Desenvolvimento (AD) Maciel Barros, responsável por conduzir as atividades na Sala do Empreendedor do município.

Ao final, a equipe SGA – Sistema de Gerenciamento Agropecuário foi escolhida como a campeã do 1º Bootcamp de Inovação da Escola Francisco Domingues, recebendo certificados de reconhecimento pelo mérito.

O evento, que teve a condução realizada pelo facilitador João Paulo – fundador da Doox, empresa de treinamentos voltados para a inovação, que atende clientes como o SEBRAE e o SENAC – é o pontapé inicial para uma série de ações realizadas pela Prefeitura de Limoeiro de Anadia que visam fomentar o empreendedorismo entre o público jovem.

Em sua fala, a Secretária Andreia Pereira ressaltou que com a inauguração da Casa do Empreendedor, atualmente em fase final de construção, o município voltará as atenções para a capacitação e treinamento dos jovens e adolescentes, com um espaço próprio para a formação de novos empreendedores, possibilitando a criação de novas oportunidades.