A Justiça alagoana suspendeu, na quinta-feira (7), a decisão que determinou a transferência do policial civil Eudson Matos, para um presídio federal. O policial é acusado de envolvimento na morte do empresário Klebar Malaquias, em 2020, no município de Rio Largo, Região Metropolitana de Maceió.
Matos foi preso em setembro deste ano e no último dia 26 de outubro foi transferido para um presídio federal por decisão da juíza da 3ª Vara Criminal da Comarca de Rio Largo, Eliana Acioly Machado.
A decisão que suspendeu a transferência do policial foi do juiz Henrique Gomes de Barros Teixeira, atendendo a um pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do acusado.
A defesa de Matos alega que ele foi submetido a constrangimento ilegal, pois não foi determinada a sua custódia cautelar em cela especial, nas dependências da Polícia Civil, instituição à qual ele é vinculado. O advogado do policial também afirma que a Polícia Federal teria atuado de forma ilegal durante as investigações.
O desembargador determinou que o policial civil seja transferido para o sistema prisional comum e suspendeu a decisão de mantê-lo no presídio federal.