ALEPE é a Assembléia Legislativa de Pernambuco.

 Marta Carmelita Bezerra de Almeida  é uma militante histórica do movimento negro pernambucano que nos deixou,  dia 13 de setembro de 2023, aos 44 anos, após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Militante do Movimento Brasil Popular, coordenadora estadual do Movimento Negro Unificado (MNU), Conselheira de Igualdade Racial de Pernambuco, Conselheira de Segurança Alimentar de Pernambuco e Ekedi de Tradição Nagô, Marta  Almeida, a nossa Martinha foi  uma ativista arretada, determinada, focada no crescimento do nosso povo.

Carregava consigo a dinâmica de agregar pessoas em torno da roda para criar  discussões de  raízes e também tocar tambor, dançar a dança da resiliência.

Há uma década, dedicava sua vida às lutas sociais, direito à saúde, à denúncia e combate ao racismo e pela visibilidade das mulheres lésbicas e demais pessoas LGBTQI+.

Como prova de reconhecimento , e em homenagem às lutas da militante do Movimente Negro Unificado, a Alepe criou, em 2023,  a Medalha Antirracista Marta Almeida – comenda especial que será entregue para pessoas ou organizações que se destaquem na luta antirracista.

Pernambucana, de nascimento, Marta era do mundo todo e seu legado permanece vivo.

Que coisa boa, nossa Martinha , de Pernambuco virou Medalha Antirracista.

Salve, guerreira!