Iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas, o  Encontro em  série: ‘Pode Falar A Gente Escuta!’, com o subtema  ‘A Escuta Ativa, como instrumento de  construção de diálogos antirracistas na Escola’,  acontece desde 4 de setembro, na Escola Municipal Padre Pinho, no bairro de Cruz das Almas, Maceió.

São apenas dois meses de Projeto, mas, a iniciativa inovadora chamou tanto a  atenção da ativista Mut Rosa da Kasa de Maat Cultural Travel nos Estados Unidos, que  não se contentou,em  só acompanhar as ações do encontro pelas redes sociais, Rosa decidiu conhecer, presencialmente, o ‘Pode Falar. A Gente Escuta’, neste mês de novembro, a preta vem direto dos Estados Unidos para conversar com estudantes da Escola Padre Pinho, da rede municipal de Maceió.

Alunas e alunas , como protagonistas  de uma coletiva construção antirracista.

Que top, né?

Quem é Mut Rosa?

Mut Rosa Natalino é a  idealizadora, fundadora e diretora da Kasa de MAAT ,  instituição criada a partir dos ensinamentos Ancestrais Africanos, com foco  em saúde, cultura e educação

Rosa é Terapeuta Holística Integrativa(SUNU) com especialidade em trauma, depressão e ansiedade, e oferece programas de curta e longa duração que envolvem meditação, yoga, yoga dance, reiki, arte, música e escrita. É Master em Kemetic Reiki e instrutora de Ka Ab Ba na Academy of Kemetic Education & Wellness in Boston  e  Shrine de Maat em Nova York.

Há mais de uma década vem se utilizando de Práticas Holísticas Ancestrais de saúde e bem estar para levar de forma natural e descomplicada técnicas com evidência comprovada para a optimização da saúde energética/espiritual, saúde mental/emocional, saúde física e saúde coletiva.

Ao longo dos últimos anos, através da Kasa de Maat e seus colaboradores, conseguiu proporcionar a formação em Yoga Africano Kemético para mais de 50 jovens e adultos negros. O impacto positivo na vida dessas pessoas se deu tanto no aspecto de melhoria de vida, quanto no aspecto de profissionalização, logo, econômico.

Outra vertente do trabalho de Mut Rosa e os colaboradores da Kasa de Maat é a promoção de subsídios de História e Práticas Culturais Africanas para a aplicação da Lei Federal 10.639, através de cursos sobre a História da África Clássica, com foco nas Civilizações do Kemet (hoje conhecido como Egito.

O ‘Pode Falar A Gente Escuta Idealizado e realizado  pelo  Instituto Raízes de Áfricas conta com apoio da Casa da Indústria , Jó Pereira e Prefeitura de Maceió.