Principais representantes da direita e da esquerda na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), os deputados Cabo Bebeto (PL) e Ronaldo Medeiros (PT), conversaram com o CadaMinuto sobre a vitória de Donald Trump para presidência dos Estados Unidos.
Cabo Bebeto destacou que o presidente eleito representa uma postura favorável à democracia, uma bandeira que o Brasil respeita e deseja ver fortalecida em nações ao redor do mundo. “Quanto mais países levantam essa bandeira e apresentam representantes que defendem a democracia, para a gente é melhor”.
O deputado pontuou que também considera Trump um defensor de pautas conservadoras e de direita, o que, para ele, traz benefícios ao cenário internacional.
Cabo Bebeto comentou ainda o papel de Trump no cenário global, afirmando que ele terá mais capacidade de frear influências de países que, segundo o deputado, não possuem a mesma tradição democrática, como a China e algumas nações árabes: “O mundo sofre hoje uma invasão de chineses, de árabes, no entanto ele [Trump], por ser um homem que tem um pulso firme, pode frear alguns avanços de nações que não são tão democratas assim”.
Por fim, o parlamentar reiterou a importância de ter representantes globais que compartilham de valores conservadores e democráticos, como ele acredita que Trump faz. “É importante que a gente tenha mais representantes, nos países, com esse viés que a gente defende e a gente acredita”, finalizou.
“Novos Bolsonaros”
Lembrando que os governos norte-americanos possuem muitas restrições, principalmente a América do Sul, o deputado Ronaldo Medeiros frisou que o Brasil, como é o país da América do Sul que lidera todo o processo sócio, político e econômico, é um dos mais afetados com a eleição americana.
“Para a política global, para a democracia no mundo, o Trump representa o atraso. Ele abriu um espaço muito grande para pessoas como Bolsonaro no mundo todo. Essa extrema direita raivosa, violenta, que discrimina negros, índios, imigrantes, mulheres, Toda essa direita, essa extrema direita, ela é representada pelo Trump”, analisou Medeiros.
O parlamentar prosseguiu dizendo que “a ascensão do Trump abre possibilidades, na minha opinião, e motiva o mundo todo, a abrir espaços para novos Bolsonaros, novos Trumps”, e concluiu afirmando que essa ascensão também repercutirá, no mundo, como incentivo à violência e às ditaduras da extrema-direita.