Com o propósito de oferecer uma energia elétrica segura e de qualidade para todos os alagoanos, a Equatorial segue intensificando as inspeções na rede elétrica de todo o estado. Com o uso de câmeras termográficas, técnicos conseguem detectar pontos de aquecimento e analisar o desempenho dos equipamentos da rede para direcionar as equipes de manutenção e fazer a substituição deles, sem a necessidade de interrupção do fornecimento da energia.
A câmera termográfica também chamada de termovisor é um dispositivo que detecta o calor emitido pelos componentes da rede elétrica e usa essa informação para calcular as suas temperaturas. O equipamento captura imagens térmicas através de lentes especiais e envia os registros para um detector formado por vários sensores de raios infravermelhos, que mostram uma imagem colorida indicando onde está mais quente ou mais frio. Por exemplo, o aparelho pode mostrar a intensidade de calor de uma chama de fogão, ou a diferença de temperatura nas paredes de uma casa.
Na rede elétrica, o uso do equipamento permite uma avaliação precisa de pontos quentes, por meio da radiação infravermelha captada por câmeras. "Usamos o termovisor para fazer medições de temperatura nas conexões e equipamentos, a fim de detectar pontos de aquecimento e poder trabalhar para corrigir aquele defeito mais rapidamente", explicou o Executivo de Manutenção da Equatorial Alagoas, Renato Santos.
“Uma das vantagens do uso da inspeção termográfica é que o mapeamento da emissão e da quantidade de calor das redes elétricas ocorre sem interromper a distribuição de energia. Isso garante a identificação de possíveis problemas antes que eles ocorram, sem causar falhas na rede elétrica. Com a implementação de termovisores e outras tecnologias avançadas, a Distribuidora reforça seu compromisso com a inovação, qualidade e a continuidade do fornecimento de energia aos seus clientes”, complementou o executivo.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas