O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Suzana Palmeira, no Prado, iniciou nesta terça-feira (5), a 6ª Expoarte. A iniciativa reúne os trabalhos temáticos criados pelas crianças ao longo do ano. A exposição é aberta à comunidade escolar até o dia 14 de novembro.
Os trabalhos abordam temas relacionados ao meio ambiente e à literatura infantil, como os projetos Tertúlia e Palavra Cantada. Na ocasião, as crianças apresentaram uma performance com a música “Canção dos Alienígenas”.
Rhander Madson, aluno do 1º período, contou que se divertiu muito durante o processo criativo. “Sempre me sinto animado para retornar à escola e participar das atividades”, disse.
“Sempre realizamos essa culminância, que é muito importante para as crianças reconhecerem o trabalho que desenvolveram ao longo do ano. Também é fundamental para receber a comunidade, que vem prestigiar o trabalho deles, pois isso reforça a importância dos projetos que desenvolvemos”, explicou a vice-diretora da creche, Gisete Mendes.
Para a coordenadora-pedagógica, Rosineide Ferreira, a interação entre os alunos, promovida durante o aprendizado, é fundamental. “As crianças aprendem brincando e construindo e a maioria dos trabalhos que vocês estão vendo aqui é resultado de suas criações autorais. Durante as atividades, elas se ajudam e colaboram umas com as outras. Essa conexão entre elas e o aprendizado que ocorre nesse contexto são fundamentais”, afirmou.
Coordenadora-pedagógica, Rosineide Ferreira. Foto: Ascom Semed
A unidade de ensino também recebeu a visita técnica de representantes da Coordenação Técnica de Nutrição e Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Educação. A equipe desenvolveu uma ação de educação nutricional para as crianças.
“Viemos incentivar, através de uma historinha lúdica com fantoches, a alimentação saudável do fígado e feijão. A gente fez uma pesquisa e viu que esses eram os alimentos que mais tinham dificuldade de aceitação. Primeiro, a gente fez uma sensibilização com os funcionários da escola para incentivar também as crianças ao consumo desses alimentos mais saudáveis. E hoje, eles também vão se alimentar desses dois alimentos”, pontuou a nutricionista da Semed, Cibelle Virgínio.