As inscrições para o Selo da Diversidade, projeto idealizado pela Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), que se encerrariam no dia 31 de outubro, foram prorrogadas até o dia 20 de novembro, conforme consta no Diário Oficial. O Selo é uma proposta que engloba todos os órgãos e entidades do Governo de Alagoas, com o objetivo de incentivar a realização de ações que promovam a igualdade e inclusão nos ambientes do serviço público estadual. 

Além do prazo para as inscrições, também foram alteradas as datas da apuração da comissão avaliadora e da cerimônia de premiação do Selo, para dezembro de 2024 e janeiro de 2025, respectivamente. As inscrições devem ser feitas através do Portal SEI, com o preenchimento do formulário padrão fornecido pela Superintendência de Política de Gestão de Pessoas (SUPGP), contendo informações detalhadas acerca das atividades e iniciativas de cada órgão para promover a igualdade e a inclusão.

“Um modelo de gestão baseado na inclusão e na valorização dos servidores, fortalece o ambiente de trabalho e amplia a capacidade de servir à sociedade de forma mais justa e eficaz. O selo visa reafirmar a visão plural do governo em relação ao reconhecimento de uma realidade que é desigual e que, nesse contexto, cada entidade poderá buscar de forma contínua aprimoramento, seja por meio dos espaços institucionais, seja por meio do desenvolvimento do servidor e de outras ações”, afirma Tatiane Lavarini, superintendente da SUPGP.

A partir das inscrições recebidas, as respostas serão analisadas por uma comissão avaliadora, que irá apurar a participação dos órgãos em cada um dos 5 critérios pré-estabelecidos: estrutura da instituição; desenvolvimento dos servidores; lideranças representativas; participação no Censo do Servidor e formação para profissionais de unidades setoriais de valorização de pessoas. Cada um dos critérios valerá 20 pontos, compondo um máximo de 100 pontos.

Ao fim da apuração, será convocada a cerimônia de premiação, que proporcionará o reconhecimento de todas as ações realizadas pelas entidades estaduais a partir da contemplação com os Selos da Diversidade, que podem ser de Ouro, para aquelas que alcançarem mais de 85 pontos; de Prata, para as que alcançarem entre 70 e 85 pontos, e de Bronze, para uma pontuação entre 60 e 70.