O bairro do Poço é uma área histórica da capital Maceió fica localizado entre a orla marítima e o centro da cidade e, é lá que fica a Praça 13 de maio.
Inaugurada em 1968 durante a administração do governador Divaldo Suruagy, o nome da Praça faz alusão ao dia da abolição (???) da escravidão no Brasil, reforçando seu vínculo com a memória coletiva da luta e resistência do povo negro.
Na Praça 13 de maio, Divaldo Suruagy ergueu um busto em homenagem às mulheres negras, que mesmo de luto por conta do escravismo que segrega, estiveram na luta sendo resilientes:as Mães Pretas!
Como todos os monumentos históricos negros, em Maceió, a Praça 13 de Maio sofre apagamentos institucionais, faz um tempão, mas, com a atual revitalização e restauração da estátua de Mãe Preta já não é hora da Prefeitura de Maceió criar os holofotes que a história negra da Praça merece?
Estamos em Novembro Negro e mais do que ações pontuais não é mais interessante investir na praça que conta histórias o ano todo?
Sim, o Programa Maceió é Massa Sem Racismo, criado e administrado pelo Instituto Raízes de Áfricas surgiu, em 2023, como uma ideia supimpa, estratégica e inteligente, e cabe agora, a Prefeitura de Maceió torná-lo realidade.
Que tal começar pela Praça de 13 maio?
Que tu achas, João Henrique?
- Com informações do site da Prefeitura de Maceió