Ações simultâneas acontecem das 8h às 16h e visam facilitar o acesso dos voluntários à prática da doação sanguínea
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) inicia o mês de novembro promovendo duas coletas externas de sangue na capital e no interior do estado. O objetivo é manter o estoque estabilizado e, paralelamente, facilitar o acesso dos voluntários que desejam se candidatar ao gesto que pode salvar até quatro.
No interior, a coleta itinerante irá ocorrer em Arapiraca, das 8h às 16h, na Praça Marques da Silva, no bairro Centro. Já na capital, a ação externa será na Escola Grau Técnico, no bairro Farol, em frente à Praça do Centenário, também das 8h às 16h.
Através das ações itinerantes, o Hemoal contribui para facilitar o acesso dos alagoanos que desejam se candidatar à doação voluntária de sangue. Ação que, paralelamente, contribui para manter estabilizado o estoque de sangue do hemocentro, visando abastecer as maternidades e hospitais públicos e filantrópicos de Alagoas. Critérios
Para se candidatar à doação voluntária de sangue, é necessário seguir os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Conforme portarias ministeriais, é necessário ter peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos, além de bom bom estado de saúde.
No caso das pessoas acometidas por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, há impedimento permanente para doar sangue. Com relação às mulheres, a doação é proibida apenas se estiverem grávidas ou amamentando, ainda segundo o MS. Ao comparecer ao posto de doação de sangue, o voluntário deve portar um documento de identificação com foto e estar alimentado, evitando, apenas, alimentos gordurosos. O candidato à doação de sangue também não pode ter ingerido bebidas alcoólicas, o que é um fator que proíbe a doação sanguínea.