O cenário político de Arapiraca começa a se definir após as eleições deste ano, com reflexos para 2026 e 2028. O prefeito reeleito para o quarto mandato, Luciano Barbosa (MDB) com 85% dos votos válidos, desde a campanha eleitoral vem projetando a ex-prefeita Célia Rocha nas luzes da ribalta do cenário político da Capital do Agreste.
Na última quinta-feira (31), Luciano e a ex-prefeita receberam juntos, do Senac do Agreste o Prêmio Personalidades do Centenário de Arapiraca – evento bastante festejado no município r divulgado pela mídia institucional.
A dupla homenagem liga a coincidência de contemplar duas figuras marcantes na vida dos arapiraquenses - Luciano, reconhecido pelo eleitorado com mais de 100 mil votos recebidos este ano; Célia Rocha, por estar voltando a ser protagonista da política local e regional.
O prefeito demonstra, no momento, ter desistido de pleitear uma disputa majoritária em nível estadual – o que implicaria em sua renúncia ao mandato seis meses antes da eleição de 2026 – e há uma explicação consistente para isso, a prefeitura seria comandada pela vice-prefeita Rute Nezinho (PL) com direito a pleitear a reeleição.
O objetivo de Luciano seria colocar a Célia Rocha na sua sucessão em 2028. Seria nessa pretensão, a sua gratidão a ex-prefeita precursora da sua ascensão na política arapiraquense e alagoana. É evidente, que na nova gestão a ex-prefeita será figura de destaque, por ser a preferida de Luciano para tentar voltar à prefeitura daqui a quatro anos.
Nesse projeto político, é preciso colocar no jogo político e na disputa a segunda força política de Arapiraca, o deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB) a vice-prefeita Rute Nezinho (PL) e o vereador mais votado da eleição 2014, Rogério Nezinho (MDB), que obteve 6.597 votos. “O tempo será o senhor da razão”