Várias culturas pelo mundo celebram o Dia de Finados, neste 2 de novembro. A data, que é oficialmente feriado nacional no Brasil desde 2002, é marcada por rituais que honram a memória de quem já se foi.

A origem da data remete a uma celebração pagã de mais de 2 mil anos que era realizada pelos povos celtas, na Europa. No Brasil, o Dia de Finados é celebrado desde sua criação oficial pela Igreja Católica Apostólica Romana, no ano 998 d.C.  O dia seguinte ao Dia de Todos os Santos foi destinado pelos católicos à homenagem aos mortos, algo que já era feito pelos celtas.

No Dia de Finados as pessoas cumprem o ritual de ir até os cemitérios levar flores para depositar nas lápides dos mortos; outras levam velas e cumprem os rituais mais tradicionais, como orações e cânticos. 

Cemitérios de todo país preparam uma programação especial e se organizam para receber os visitantes nesta data. O CadaMinuto levantou os horários de funcionamento e celebrações dos cemitérios de Maceió e Arapiraca. 

  • Maceió

Os cemitérios municipais de Maceió irão funcionar das 8h às 17h. Já o horário de celebrações, tanto dos cemitérios privados quanto públicos, variam; confira abaixo:

Cemitério Campo Santo Parque das Flores - bairro Tabuleiro do Matins: celebrações às 10h e às 16h;

Cemitério Memorial Parque - bairro Benedito Bentes: celebrações às 10h e 16h;

Cemitério São Luiz - bairro Santa Amélia: haverá celebrações às 9h e 15h. Haverá benção dos túmulos e terá recitação do Santo Terço e Via Sacra;

Cemitério Nossa Senhora do Ó - bairro Ipioca: celebração às 8h;

Cemitério São José - bairo Trapiche da Barra: celebrações às 7h30, 9h, 11h, 14h e 16h. A missa será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Maceió Dom Beto Reis. haverá atendimentos espiritual e social, tendas e cadeiras e distribuição de rosas;

Cemitério Divina Pastora - bairro Rio Novo: celebração às 17h;

Cemitério Mãe do Povo - bairro Pajuçara: celebrações às 7h e às 10h;

Cemitério Nossa Senhora da Piedade - bairro Prado: celebrações às 8h, 10h, 12h, 14h e 16h. Haverá tendas, cadeiras, som e distribuição de rosas;

Cemitério Santa Luzia - bairro Riacho Doce: celebração às 16h;

O Cemitério Santo Antônio, no bairro de Bebedouro, não divulgou programação para o Dia de Finados. O campo-santo fica localizado em uma das áreas atingidas afundamento do solo e rachaduras provocadas pela Braskem.

  • Arapiraca

Os cemitérios de Arapiraca funcionarão das 5h às 17h. As celebrações também terão horários específicos e acontece em alguns dos 13 cemitérios municipais e no privado.

Cemitério Pio XII- bairro Baixa Grande: celebrações às 5h, 7h, 9h, 15h, 17h;

Cemitério Santo Antônio - bairro Verdes Campos: celebração às 16h30;

Cemitério João Batista - Povoado Canaã: celebração às 16h30;

Cemitério Pio X- Povoado Pau D'Arco: celebração às 7h;

Cemitério São José - Povoado Baixa da Onça: celebração às 15h30;

Cemitério Nossa Senhora Aparecida- Povoado Genipapo: celebração às 15h30;

Cemitério Pré-vida (antigo São Francisco)- bairro Guaribas: celebrações às 10h e às 14h. Haverá oficinas de pipas, venda de velas e flores, aferição de pressão, testes de glicose, espaço para atividades com o público infantil e plantão de vendas.