Você é aluna ou aluno de escola pública? Então, fique de olho nessa oportunidade: o Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), abriu processo de seleção para novas turmas de 2025. São 200 vagas para estudantes do ensino médio, matriculados na rede pública estadual de ensino, sendo 120 vagas para o preparatório de concursos e 80 para o Paespe Pré-vestibular.
Ao final, os 26 adolescentes com melhor colocação vão receber bolsa do Pibic Jr. no valor de R$ 300,00. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente na sala do Paespe, localizada no Centro de Tecnologia da Ufal, no Campus A.C. Simões. O prazo vai até o dia 26 de novembro, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Para participar da seleção, é preciso estar regularmente matriculado na rede pública de ensino estadual e ter entre 14 e 18 anos de idade. Quem for tentar a vaga no Paespe Júnior deve estar cursando a 1ª série do ensino médio neste ano letivo de 2024 e ter disponibilidade para participar de aulas que ocorrem às quartas-feiras, no horário oposto ao da escola [manhã ou tarde], e também aos sábados, das 8h às 12h.
Já os candidatos ao Paespe Pré-vestibular precisam ser alunos da 2ª série do ensino médio no ano letivo de 2024 e ter disponibilidade para assistir as aulas noturnas, de segunda a sexta, das 19h às 21h, e aos sábados, das 8h ao meio-dia.
O Programa também dá acesso à assistência médica clínica, odontológica e psicológica, por meio das ações de extensão, além de atendimento na Unidade Docente Assistencial (UDA) da Ufal. As atividades de extensão também incluem esporte e lazer e são desenvolvidas pelo Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe) da Ufal.
No ato da inscrição, o candidato precisará apresentar a seguinte documentação: original da carteira de identidade (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF); e original da declaração escolar atualizada.
Os interessados também poderão ingressar neste grupo WhatsApp.
Com Assessoria*