Em nota pública à advocacia alagoana, o advogado José Marques, diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB/AL, fez uma breve prestação de contas de sua gestão, mas o que chama a atenção no texto é o tom de desabafo.

“Diante do período eleitoral que vivemos, esclareço que não faço parte de nenhuma das chapas em disputa. Apesar das especulações, não estou participando por falta de tempo ou outros compromissos, mas por decisão do grupo com o que tenho caminhado há anos. Acredito que um projeto plural se desenvolve com diálogo constante, e discordamos da forma como o processo foi conduzido”, pontua o advogado, que é também professor. 

José Marques prossegue pedindo aos colegas advogados e advogadas “que votem no projeto que consideram melhor para a nossa classe” e destaca a necessidade de que a campanha continue em alto nível, sem espaço para ataques pessoais ou desinformação.

O diretor, que é (ou era) do grupo da atual gestão da OAB/AL, afirma, por fim, que continuará à frente da ESA até o final de seu mandato e, após esse período, seguirá sua atividade advocatícia e docente na capital e no interior.


Confira a nota na íntegra:

Advocacia Alagoana,

Em 2021, recebi da classe a missão de liderar a Escola Superior da Advocacia da OAB/AL, a nossa querida ESA, e, desde então, dedico cada passo ao fortalecimento da nossa instituição. Aquela eleição marcou um momento especial, nascido de diálogos intensos e uma construção coletiva na capital e no interior, que trouxe renovação e união para a nossa Ordem, dissipando qualquer sentimento negativo.

Na gestão de 2022 a 2024, junto à equipe da ESA e ao apoio da presidência, conseguimos avanços históricos. Expandimos a oferta de cursos, eventos e atividades, levamos, pela primeira vez, a todas as subseções o curso de formação para novos advogados e advogadas, já na capital, o fizemos bimestralmente. Abrimos turmas de pós-graduação presenciais em Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema, e estamos concluindo a seleção para uma parceria tão sonhada de pós-graduação entre a ESA e a UFAL.

Promovemos cursos práticos com diversos temas, dos mais tradicionais até os mais atuais do mundo do Direito. Realizamos grandes eventos que marcaram a história da Classe, como por exemplo o Congresso Nacional de Direito Previdenciário. Firmamos vários convênios para oferecer descontos em cursos, especializações e mestrado. Abrimos as portas da ESA para novos professores e professoras, alcançando um marco, até o momento, de 1.965 docentes em nossos eventos, dos quais 743 são professores e 1.222, professoras. Este é o resultado de um esforço conjunto para consolidar a ESA como referência para a advocacia alagoana.

Diante do período eleitoral que vivemos, esclareço que não faço parte de nenhuma das chapas em disputa. Apesar das especulações, não estou participando por falta de tempo ou outros compromissos, mas por decisão do grupo com o que tenho caminhado há anos. Acredito que um projeto plural se desenvolve com diálogo constante, e discordamos da forma como o processo foi conduzido.

Peço a todos os colegas advogados e advogadas que votem no projeto que consideram melhor para a nossa classe, que merece representantes comprometidos com a defesa de nossas prerrogativas e com a valorização profissional. É fundamental que a campanha continue em alto nível, sem espaço para ataques pessoais ou desinformação, preservando a imagem da nossa advocacia.

Até o final do meu mandato, continuarei na ESA, cumprindo o compromisso firmado com a advocacia alagoana, especialmente com a advocacia do interior. Após esse período, seguirei minha atividade advocatícia e docente na capital e no interior, sempre à disposição de nossa classe e com a mesma disposição para construirmos uma advocacia alagoana unida e valorizada.

Forte abraço,

José Marques
Advogado
Diretor da Escola Superior de Advocacia da OAB/AL