Uma idosa, identificada como Maria de Jesus Souza, de 63 anos, foi encontrada morta em sua casa nesta quinta-feira (31), no Flexal de Cima, no bairro Bebedouro, em Maceió. As suspeitas indicam que ela pode ter ingerido veneno e envenenado sua própria filha, além de um gato de estimação.

Segundo relatos de vizinhos, a filha, identificada como Elenilma, de 40 anos, possui problemas neurológicos e foi encontrada agonizando. Os moradores conseguiram socorrê-la e levá-la para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde ela se encontra em estado grave.

O corpo da idosa foi descoberto por uma sobrinha, que foi ao local para comemorar o aniversário da prima, pois a tia havia convidado os familiares. Maria foi encontrada no sofá da casa, enquanto a prima estava deitada em uma cama. A perícia foi acionada para investigar o caso e colher evidências.

Maria deixou uma carta lamentando a situação de isolamento enfrentada pelo bairro devido ao afundamento do solo causado pela mineração de sal-gema em Maceió. “Cada vez que vejo os benefícios da Braskem, minha desilusão aumenta. Estou cada vez mais depressiva, sabendo que vou ficar nesse isolamento para sempre. Pureza.”, escreveu a idosa, que também era conhecida como Dona Pureza, em um bilhete datado de 30 de outubro.

Os moradores da região do Flexal afirmam estar socialmente isolados do restante da capital e alegam não ter direito a indenização da empresa responsável pela extração.

O CadaMinuto entrou em contato com a assessoria da Braskem sobre o caso e recebeu a seguinte resposta: “A Braskem tomou conhecimento dos fatos noticiados e se solidariza com a família, amigos e a comunidade.” 

Este texto aborda temas como depressão e suicídio, que podem ser sensíveis para algumas pessoas. Se você se identifica com esses temas, enfrenta depressão ou tem pensamentos suicidas, busque apoio no Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo telefone 188.