Está chegando uma das horas mais aguardadas do ano: as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos próximos domingos (3 e 10 de novembro). E, nos últimos meses, os mais de 30 mil estudantes concluintes na rede pública estadual de Alagoas inscritos na mais importante porta de acesso ao Ensino Superior receberam uma preparação especial das equipes técnicas e pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

De acordo com a gerente especial de Exames do Ensino Médio da Seduc, Danielly Verçosa, com um acréscimo de 32,5% inscritos em relação ao ano anterior, as ações 2024 mereceram uma atenção especial, com planejamento desenvolvido em cinco etapas (pré-inscrição, inscrição, preparação, intensivo pré-prova e resultados), por meio do programa Foca o Enem, iniciada em março, quando estudantes passaram a ter acesso a aulas diárias, por meio do Youtube @focaoenemal, ao cursinho online elaborado para a rede, com foco em estratégias e principais objetos de conhecimento cobrados no Enem.


Foram 229 aulas das diferentes áreas do conhecimento produzidas pela equipe, além de 16 aulões online ao vivo para todas as escolas estaduais, além da aplicação de dois grandes simulados onde os alunos puderam vivenciar as regras exigidas no dia do Enem.

Em todo o Brasil, 4,3 milhões de candidatos fazem as provas do Enem – dos quais mais de 88 mil em Alagoas. Destes 88 mil, mais de 37 mil são da rede pública (Estado+ Ifal). Alagoas está entre os sete estados que teve 100% de inscrições dos concluintes da rede pública.

 

Últimos preparativos

Nesta quinta-feira (31), foi realizado um aulão de revisão no Canal do Foca o Enem no Youtube para o primeiro dia de provas abordando conteúdos de Linguagens, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação.

A preparação para o segundo dia de provas, focada em Matemática e Ciências da Natureza, acontecerá com outro aulão online no próximo dia 7, também às 10h. Já no dia 08 de novembro, mais um aulão de revisão, antes da segunda prova, para 400 estudantes da rede estadual de União dos Palmares e região.

Além disso, nos dias de prova, os professores mentores das turmas de 3ª séries do ensino médio recepcionarão seus estudantes em pontos estratégicos, como na entrada dos principais polos de aplicação e em pontos de partida de ônibus nas diferentes cidades do estado.

“Estamos na reta final para o Enem e essas últimas ações são cruciais não só para revisar os principais objetos de conhecimento abordados no exame, mas também para garantir que os estudantes estejam emocionalmente prontos e motivados. Elas representam um esforço concentrado para maximizar as chances de sucesso dos nossos estudantes, fortalecendo a inserção desses jovens no Ensino Superior”, reforça Danielly.


Outras parcerias

Além das ações do Foca o Enem, parcerias externas fortaleceram os preparativos dos estudantes da rede estadual para as provas. Nesta sexta-feira (1º) e no dia 08, a cooperação entre o Clube do Fera e a Escola Estadual Princesa Isabel promove o Ultimate Enem 2024, uma mega revisão, gratuita. 

Outras parcerias importantes firmadas pela Seduc para reforçar a preparação dos alunos da rede são o projeto “O Mil é nosso”, com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que fornece ferramentas essenciais para uma boa prova de redação, além dos aulões do “Hora do Enem”, em conjunto com a Organização Arnon de Mello (OAM).

“Ao longo de 2024 foram planejadas e executadas ações contínuas e estratégicas com o objetivo de motivar e preparar os estudantes para o Enem e a expectativa é que todo esse esforço resulte em um aumento significativo no número de aprovados no Ensino Superior, reforçando o compromisso da rede estadual de Alagoas com a educação e o futuro dos jovens”, enfatiza Verçosa. 


Polos de aplicação das provas do Enem

Maceió: Cepa (escolas estaduais Afrânio Lages, Professor José da Silveira Camerino, Laura Dantas, Maria José Loureiro, Moreira e Silva, Princesa Isabel, D.Pedro II, Laura Dantas, Teotônio Vilela); Colégio Tiradentes da Polícia Militar (Unidade Maceió) e escolas estaduais Theotônio Vilela Brandão, Edmilson Pontes , Theonilo Gama, Miran Marroquim, Manoel Simplício, Geraldo Melo, Dr. Fernandes Lima, Tavares Bastos, Onélia Campelo, Benedita de Castro Lima, Irene Garrido, Correia das Neves, Rodriguez de Melo, Maria das Graças de Sá Teixeira, Pedro Teixeira, Eunice de Lemos Campos; Dom Otávio Barbosa Aguiar, Rotary, Maria Ivone, Salete Gusmão de Araújo e Gilvana Ataíde Cavalcante Cabral;

 

Arapiraca: escolas estaduais Quintella Cavalcanti, Costa Rêgo, Lions Club, Senador Rui Palmeira, Aurino Maciel, Padre Jefferson de Carvalho, Artur Ramos, Adriano Jorge, Manoel Lúcio da Silva, Izaura Antônia de Lisboa e Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Agreste;

 

Palmeira dos Índios: escolas estaduais Almeida Cavalcanti, Manoel Passos Lima, Antônia Macedo, Graciliano Ramos, Humberto Mendes, Monsenhor Macedo e Monsenhor Ribeiro Vieira;

 

Santana do Ipanema: escolas estaduais Professora Laura Maria Chagas de Assis, Padre Francisco Correia, Professor Aloísio Ernande Brandão Professor Mileno Ferreira da Silva e Ormindo Barros;

 

União dos Palmares: escolas estaduais Dr Carlos Gomes de Barros, Monsenhor Clóvis Duarte de Barros, Dr. Jorge de Lima, Dr Paulo de Castro Sarmento e Rocha Cavalcanti;

 

Rio Largo: escolas estaduais Fernandina Malta, Santos Dumont, Claudizete Lima Eleutério e Francisco Leão;

 

Penedo: escolas estaduais Gabino Besouro, Ernani Méro, Dr. Alcides Andrade e Comendador José da Silva Peixoto;

 

Delmiro Gouveia: escolas estaduais Luiz Augusto Azevedo de Menezes, Watson Clementino de Gusmão, Delmiro Gouveia e Francisca Rosa da Costa;

 

Girau do Ponciano: escolas estaduais Deputado Gilvan Barros, José Enoque de Barros e Olímpia Tenório Lima;

 

Igaci: escolas estaduais Maria Amélia Sampaio Luz e Coité das Pinhas;

 

Coruripe – escolas estaduais Djalma Barros Siqueira, Deputado João Beltrão e Professor Lima Castro;

 

Viçosa: escolas estaduais 13 de outubro, Joaquim Diégues e Monsenhor Machado;

 

Olho d’Água das Flores: escolas estaduais Padre Antônio Duarte e Ângelo de Abreu;

 

Pilar: escolas estaduais Oliveira e Silva e Professor Arthur Ramos;

 

São José da Tapera: escolas estaduais Lucilo José Ribeiro e José Soares Filho;

 

São Luiz do Quitunde: escolas estaduais Messias de Gusmão e Professora Margarida da Silva Pugliesi;

 

Água Branca: escolas estaduais Monsenhor Sebastião Alves Bezerra e Domingos Moeda;

 

Batalha: escolas estaduais Adalberto Marroquim e Maria de Lourdes Santos da Silva;

 

Boca da Mata: Escola Estadual Josefa Cavalcante Suruagy;

 

Campo Alegre: Escola Estadual Dom Constantino Luers;

 

Teotônio Vilela: Escola Estadual José Aprígio Brandão Vilela;

 

Marechal Deodoro: Escola Estadual Deodoro da Fonseca;

 

Porto Calvo: Escola Estadual Professor Guedes de Miranda;

 

São Miguel dos Campos: Escola Estadual Ana Lins;

 

Traipu: Escola Estadual Professora Maria Avelina do Carmo.