O Governo de Alagoas solicitou à Assembleia Legislativa (ALE) autorização para alterar a contratação de operação de crédito junto ao Bird (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento), incialmente prevista até o valor de 300 milhões de dólares, para o correspondente em ienes, a moeda do Japão.
"Por meio de nova avaliação, entendeu-se necessária a alteração da referida operação para que a partir de agora seja contratada em ienes, mantendo-se inalterado o objetivo e a destinação dos recursos, com foco na reestruturação das dívidas contraídas pelo Estado", destaca trecho do projeto de lei (PL).
O PL que altera a Lei Estadual 8.965, de 14.09.23, que autoriza o Estado a contratar operação de crédito, com garantia da União, foi protocolado nessa quinta-feira (31 de outubro), na Casa de Tavares Bastos, com pedido de apreciação em caráter de urgência.
Com a alteração fica o Poder Executivo autorizado a contratar operações de crédito junto ao Bird até o valor de 96 bilhões e 738 milhões de ienes japoneses.
O blog entrou em contato com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), por meio de sua assessoria de Comunicação, e aguarda informações sobre os motivos da mudança, que aparentemente pode representar uma redução no valor da dívida.
Na semana passada, a desvalorização do iene em relação ao dólar (158 ienes por um dólar) foi a maior registrada em 34 anos, desde maio de 1990.